Dimensões da aprendizagem em organizações: validação do dimensions of the learning organization questionnaire (dloq) no contexto brasileiro
Palavras-chave:
Aprendizagem, Aprendizagem Organizacional, Dimensões da Aprendizagem em Organizações, Cultura de Aprendizagem, Desempenho OrganizacionalResumo
Este artigo descreve resultados de um estudo que teve por objetivo validar a escala de medida de cultura de aprendizagem e sua relação com desempenho em organização Brasileira. O instrumento, Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ) ou Questionário das Dimensões da Organização que Aprende, proposto por Marsick e Watkins (2003) foi traduzido da língua inglesa para a portuguesa e em seguida foi semanticamente validada. O questionário foi respondido por 566 empregados de uma organização do setor elétrico. Os dados foram coletados via Intranet da organização pesquisada, no segundo semestre de 2005. O instrumento em sua versão completa possui 55 itens sendo 43 da cultura de aprendizagem e 12 do desempenho organizacional. O referencial teórico discute inicialmente conceitos de cultura de aprendizagem organizacional e apresenta estudos que utilizaram o DLOQ em outros contextos. Na seqüência, são discutidos conceitos de desempenho organizacional utilizados por Marsick e Watkins (2003) na construção do instrumento. A aplicação do DLOQ no contexto brasileiro com sua versão completa apresentou validade convergente e confiabilidade adequada, no entanto, não apresentou validade discriminante (CORRÊA e GUIMARÃES, 2006). Para resolver este problema, nesse estudo foi utilizada uma versão simplificada desse instrumento, criada por Yang (2003), chamado pela autora de DLOQ-A. Essa versão é composta de 27 itens distribuídos nas sete dimensões da cultura de aprendizagem: Oportunidades para a aprendizagem contínua, Questionamento e diálogo, Colaboração e aprendizagem em equipe, Sistemas para capturar e compartilhar a aprendizagem, Delegação de poder e responsabilidade, Desenvolvimento da visão sistêmica da organização, Estímulo à liderança estratégica para a aprendizagem e nas duas dimensões do desempenho organizacional: desempenho financeiro e Ganho de conhecimento organizacional. Os resultados desse estudo apresentaram validade convergente, validade discriminante, confiabilidade e validade de critério, além de ser parcimonioso. Dessa forma, conclui-se que o DLOQ-A foi validado no contexto brasileiro. Os resultados da pesquisa mostraram que a cultura de aprendizagem explica 43% da variância do desempenho organizacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.