Dimensões da aprendizagem em organizações: validação do dimensions of the learning organization questionnaire (dloq) no contexto brasileiro

Autores

  • Elisabeth Aparecida Correa Menezes Universidade Federal do Tocantins
  • Tomás de Aquino Guimarães Universidade de Brasília- UnB
  • Diógenes de Souza Bido

Palavras-chave:

Aprendizagem, Aprendizagem Organizacional, Dimensões da Aprendizagem em Organizações, Cultura de Aprendizagem, Desempenho Organizacional

Resumo

Este artigo descreve resultados de um estudo que teve por objetivo validar a escala de medida de cultura de aprendizagem e sua relação com desempenho em organização Brasileira. O instrumento, Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ) ou Questionário das Dimensões da Organização que Aprende, proposto por Marsick e Watkins (2003) foi traduzido da língua inglesa para a portuguesa e em seguida foi semanticamente validada. O questionário foi respondido por 566 empregados de uma organização do setor elétrico.  Os dados foram coletados via Intranet da organização pesquisada, no segundo semestre de 2005. O instrumento em sua versão completa possui 55 itens sendo 43 da cultura de aprendizagem e 12 do desempenho organizacional. O referencial teórico discute inicialmente conceitos de cultura de aprendizagem organizacional e apresenta  estudos que utilizaram o DLOQ em outros contextos.  Na seqüência, são discutidos conceitos de desempenho organizacional utilizados por Marsick e Watkins (2003) na construção do instrumento. A aplicação do DLOQ no contexto brasileiro com sua versão completa apresentou validade convergente e confiabilidade adequada, no entanto, não apresentou validade discriminante (CORRÊA e GUIMARÃES, 2006). Para resolver este problema, nesse estudo foi utilizada uma versão simplificada desse instrumento, criada por Yang (2003), chamado pela autora de DLOQ-A. Essa versão é composta de 27 itens distribuídos nas sete dimensões da cultura de aprendizagem: Oportunidades para a aprendizagem contínua, Questionamento e diálogo, Colaboração e aprendizagem em equipe, Sistemas para capturar e compartilhar a aprendizagem, Delegação de poder e responsabilidade, Desenvolvimento da visão sistêmica da organização, Estímulo à liderança estratégica para a aprendizagem e nas duas dimensões do desempenho organizacional: desempenho financeiro e Ganho de conhecimento organizacional. Os resultados desse estudo apresentaram validade convergente, validade discriminante, confiabilidade e validade de critério, além de ser parcimonioso. Dessa forma, conclui-se que o DLOQ-A foi validado no contexto brasileiro. Os resultados da pesquisa mostraram que a cultura de aprendizagem explica 43% da variância do desempenho organizacional.

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Biografia do Autor

Elisabeth Aparecida Correa Menezes, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal do Tocantins

Tomás de Aquino Guimarães, Universidade de Brasília- UnB

Doutor em Sociologia pelo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Professor  da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Brasília

Diógenes de Souza Bido

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2010-12-20

Edição

Seção

Gestão Humana e Social