Gestão estrátegica de benefícios: proposição de um modelo matemático para asistência médica dos funcionários

Autores

  • Patrícia Whebber Souza de Oliveira Universidade Potiguar
  • Rodrigo José Guerra Leone Universidade Potiguar

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo para gestão estratégica de benefícios sociais, com base nos critérios de acessibilidade e de redução de custos empresariais. O estudo foi realizado em duas empresas prestadoras de serviços, cada uma com cerca de trezentos e oitenta funcionários, envolvidos direta ou indiretamente em um dos seguintes grupos participantes: alta administração, setor de recursos humanos e funcionários, caracterizando-se como um estudo de caso múltiplo, do tipo pesquisa-ação. O modelo resultante da pesquisa ainda está em construção, mas tem como filosofia possibilitar a elegibilidade e a acessibilidade dos benefícios. Para tanto, definiram-se suas premissas básicas, objetivos, políticas e elementos constitutivos, além dos demais requisitos necessários para o desenvolvimento do modelo matemático de otimização com restrições, isto é, as variáveis decisoriais, os parâmetros e as limitações e condições impostas. Implantado nas organizações estudadas, teve altos índices de acessibilidade e de satisfação dos funcionários com os parâmetros propostos.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão de benefícios; Acessibilidade; Redução de custos; Modelagem; Otimização.

Downloads

Biografia do Autor

Patrícia Whebber Souza de Oliveira, Universidade Potiguar

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do mestrado profissional em Administração da Universidade Potiguar (UNP).

Rodrigo José Guerra Leone, Universidade Potiguar

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ). Professor do mestrado profissional em Administração da Universidade Potiguar (UNP).

Publicado

2008-08-04

Edição

Seção

Apresentação