Um inventário das características das escalas em marketing propostas e validades no Brasil

Autores

  • Valter Afonso Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiz Antonio Slongo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

As escalas utilizadas na pesquisa em marketing visam à obtenção fiel e confiável dos dados. Entretanto, diversos problemas surgem quando o assunto é a utilização de medidas válidas. Nesse contexto, este artigo tem a intenção de analisar as escalas propostas e validadas em âmbito nacional. Para tal fim, discute-se a teoria sugerida para validar e/ou criar escalas (sugerindo uma figura-resumo) e em seguida verifica-se tal teoria empiricamente. Foram analisadas escalas exclusivamente no campo de marketing, obtendo-se um total de 26 instrumentos. Os resultados sugerem que é necessário utilizar mais os métodos alternativos sugeridos pela teoria, tais como análise fatorial confirmatória e validade nomológica.

PALAVRAS-CHAVE: Escalas; Marketing; Medição; Validade; Instrumento.

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Biografia do Autor

Valter Afonso Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS.

Luiz Antonio Slongo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor no Mestrado/Doutorado do PPGA/EA/UFRGS.

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Apresentação