Isomorfismo mimético em estratégia: uma ferramenta para investigação

Autores

  • Fernando Antonio Prado Gimenez Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Paulo Hayashi Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paulo Sérgio Grave Centro Universitário Positivo

Resumo

O propósito do artigo é ilustrar como uma ferramenta de análise de posicionamento estratégico, baseada na Psicologia dos Construtos Pessoais, pode auxiliar na identificação de isomorfismo estratégico, contribuindo para maior integração entre as abordagens institucionalista e cognitiva da estratégia. O artigo contribui, também, na constituição de instrumentos de pesquisa que possam ser usados em estudos sobre formação de estratégia, tanto sob a abordagem institucionalista quanto sob a cognitiva. Uma amostra, por conveniência, de quatorze dirigentes de pequenas empresas que estavam participando de um programa de educação continuada para executivos forneceu dados sobre suas empresas e sobre a concorrência com base em um formulário de coleta de dados construído em estudos anteriores. Os dados coletados ilustram a possibilidade de uso da ferramenta, demonstrando a utilização e a operacionalização da grade de repertório, que parece ser adequada para evidenciar a existência de processos isomórficos no nível estratégico entre organizações. A principal contribuição do artigo reside na apresentação de uma forma sistematizada de coleta de dados sobre percepções da concorrência permitindo uma menor interferência da subjetividade do pesquisador na identificação.

 PALAVRAS-CHAVE: Institucionalização; Ferramenta de pesquisa; Isomorfismo; Estratégia; Posicionamento competitivo.

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Biografia do Autor

Fernando Antonio Prado Gimenez, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade de Manchester, Inglaterra. Professor Adjunto do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Paulo Hayashi Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Paulo Sérgio Grave, Centro Universitário Positivo

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP). Professor titular do Programa de Mestrado e Doutorado do Centro Universitário Positivo (Unicenp).

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Apresentação