Confiança e possibilidade de conflitos em redes estratégicas hierárquicas
Palavras-chave:
Confiança, conflito, redes estratégicas, survey, shopping center.Resumo
Tem sido cada vez mais comum para as organizações a participação em redes estratégicas como um meio de obter as vantagens associadas com este tipo de arranjo. Entretanto, outra dimensão dessa forma de arranjo tem emergido, isto é, a ocorrência de conflitos em função da proximidade no relacionamento em tais redes. Mas a confiança surge como uma possível forma de atenuar esses conflitos. Assim, o objetivo da presente pesquisa é verificar, de acordo com a avaliação dos proprietários de lojas de shoppings, quais são as dimensões mais significativas da confiança para reduzir a possibilidade de conflito com a gestão de uma rede estratégica. No referencial teórico são apresentados os conceitos de redes estratégicas, confiança e conflito, bem como a relação entre eles. Em relação à confiança são discutidas suas três dimensões: a) confiança na capacidade; b) confiança na benevolência; c) confiança na integridade. Foi realizado um survey com setenta e nove proprietários de lojas, todos inseridos em redes estratégicas. Este survey serviu para medir a percepção de confiança e da possibilidade de conflito. A análise dos dados ocorreu via Análise Fatorial Exploratória, para validar os construtos e suas dimensões, bem como por meio de uma Análise de Regressão Múltipla para testar as hipóteses propostas. Somente a confiança na benevolência foi estatisticamente significativa no teste das hipóteses. Três considerações merecem ser destacadas. A primeira se refere à validação do modelo com três dimensões proposto por Mayer, Davis e Schoorman (1995). A segunda foi a hipótese corroborada de que a confiança na benevolência contribui para a atenuar a possibilidade de conflitos. Assim, a crença dos lojistas de que a gestão da rede está interessada no seu bem estar diminui a possibilidade de conflitos. A terceira indica que outras variáveis não incluídas no modelo são importantes para mitigação de conflitos, uma vez que o poder de explicação do modelo testado foi de aproximadamente 15%. Esses achados são importantes para o entendimento das redes porque eles destacam a complexidade do conceito de confiança e a importância da solução de conflitos. Entre as limitações centrais para esta pesquisa estão o tamanho da amostra e a impossibilidade de generalização.
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