Confiança e possibilidade de conflitos em redes estratégicas hierárquicas

Autores

  • Cristiano Oliveira Maciel Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Maurício Reinert Universidade Estadual de Maringá
  • Camila Camargo Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Confiança, conflito, redes estratégicas, survey, shopping center.

Resumo

Tem sido cada vez mais comum para as organizações a participação em redes estratégicas como um meio de obter as vantagens associadas com este tipo de arranjo. Entretanto, outra dimensão dessa forma de arranjo tem emergido, isto é, a ocorrência de conflitos em função da proximidade no relacionamento em tais redes. Mas a confiança surge como uma possível forma de atenuar esses conflitos. Assim, o objetivo da presente pesquisa é verificar, de acordo com a avaliação dos proprietários de lojas de shoppings, quais são as dimensões mais significativas da confiança para reduzir a possibilidade de conflito com a gestão de uma rede estratégica. No referencial teórico são apresentados os conceitos de redes estratégicas, confiança e conflito, bem como a relação entre eles. Em relação à confiança são discutidas suas três dimensões: a) confiança na capacidade; b) confiança na benevolência; c) confiança na integridade. Foi realizado um survey com setenta e nove proprietários de lojas, todos inseridos em redes estratégicas. Este survey serviu para medir a percepção de confiança e da possibilidade de conflito. A análise dos dados ocorreu via Análise Fatorial Exploratória, para validar os construtos e suas dimensões, bem como por meio de uma Análise de Regressão Múltipla para testar as hipóteses propostas. Somente a confiança na benevolência foi estatisticamente significativa no teste das hipóteses. Três considerações merecem ser destacadas. A primeira se refere à validação do modelo com três dimensões proposto por Mayer, Davis e Schoorman (1995). A segunda foi a hipótese corroborada de que a confiança na benevolência contribui para a atenuar a possibilidade de conflitos. Assim, a crença dos lojistas de que a gestão da rede está interessada no seu bem estar diminui a possibilidade de conflitos. A terceira indica que outras variáveis não incluídas no modelo são importantes para mitigação de conflitos, uma vez que o poder de explicação do modelo testado foi de aproximadamente 15%. Esses achados são importantes para o entendimento das redes porque eles destacam a complexidade do conceito de confiança e a importância da solução de conflitos. Entre as limitações centrais para esta pesquisa estão o tamanho da amostra e a impossibilidade de generalização.

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Biografia do Autor

Cristiano Oliveira Maciel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

 Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Maurício Reinert, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá

Camila Camargo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2011-05-31

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial