Relações interorganizacionais e complementaridade de conhecimentos: proposição de um esquema conceitual

Autores

  • Alsones Balestrin Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jorge Renato Verschoore Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

O presente artigo aborda o tema sobre a complementaridade de conhecimentos entre Pequenas e Médias Empresas (PME) em um contexto em rede. Com base na revisão analítica das teorias de redes interorganizacionais, buscou-se a compreensão da relevância estratégica das redes na complementaridade de conhecimentos entre as empresas. Para aprofundar tal problemática, o artigo teve como objetivo geral a proposição de um esquema conceitual com a finalidade de auxiliar na compreensão da dinâmica de complementaridade de conhecimentos em um contexto das redes. A pesquisa empírica foi conduzida por meio de entrevistas com os dirigentes de empresas e instituições localizadas na Agivest (Brasil), na Tecnópole do Futuroscope (França) e no Pólo de Informática de São Leopoldo (Brasil). Os resultados da pesquisa sinalizam que a existência de um ambiente de sinergia e complementaridade de conhecimentos em um contexto vai muito além da proximidade física entre as empresas, sofrendo forte influência de elementos, como fatores contingências, coerência, conectividade, mecanismos de coordenação e espaços de interação.

PALAVRAS-CHAVE: Cooperação; Criação de conhecimento; Redes interorganizacionais; Pequenas e médias empresas (PME); Estratégia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alsones Balestrin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Administração pelo PPGA/UFRGS. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Jorge Renato Verschoore, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Administração pela PPGA/UFRGS. Professor e pesquisador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Apresentação