Redes de pequenas empresas: a aplicação de uma tipologia em uma rede de supermercados

Autores

  • Israel Ferreira Júnior Universidade Federal do Paraná
  • Rivanda Meira Teixeira Strathclyde University

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as características de uma rede do setor de comércio varejista, a Rede Econômica de Supermercados, de acordo com a ti pologia de redes de empresas proposta por Hoffmann et al. (2004). Além disso, buscou-se identificar quais são os princi pais benefícios e dificuldades verificados na operacionalização da Rede. A partir de entrevistas realizadas com o gestor administrativo da Rede e com um gerente de compras, e com base na análise de documentos e material institucional, pode-se classificar a Rede como de cooperação horizontal, aglomerada, formal e não-orbital. As princi pais vantagens percebidas para os supermercados, com relação à partici pação na rede, foram a realização de ações de marketing e de compras conjuntas. A principal dificuldade apontada reside na conciliação dos objetivos do negócio com os objetivos individuais.

PALAVRAS-CHAVE: Redes de empresas; Redes de cooperação; Alianças estratégicas; Tipologia de redes; Pequenas empresas; Supermercados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Ferreira Júnior, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Administração pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (Ceppad/UFPR) e bacharel em Administração pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Rivanda Meira Teixeira, Strathclyde University

Pós-doutorado em Gerenciamento de Pequenas Empresas do Setor Turístico (Strathclyde University – Escócia) e em Empreendedorismo em Turismo na École des Hautes Études Commerciales (HEC – Canadá). Doutora em Administração pela Cranfield University (Inglaterra) e mestre em Administração pela Coppead (UFRJ).

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Apresentação