Teoria da agência e os conflitos organizacionais: a influência das transferências e das promoções nos custos de agência em uma instituição bancária

Autores

  • Paulo de Godoy Universidade do Vale do Itajaí
  • Rosilene Marcon Universidade do Vale do Itajaí

Resumo

A capilaridade do setor bancário, com sua atuação distribuída em diversas cidades e, conseqüentemente, em milhares de agências, demanda como forma de bem representar a instituição tanto a promoção quanto a transferência de executivos para ocupar cargos de gerência em cidades e agências distintas, atuando assim como agentes dos proprietários/acionistas das instituições. Este trabalho analisa a existência de conflitos familiares em razão de uma promoção e/ou transferência, e se esses eventuais conflitos podem influenciar o comportamento do gerente, a ponto de produzir algum custo de agência. Para tanto, com base na Teoria da Agência e na literatura sobre conflitos organizacionais, pesquisou-se um grupo de gerentes de uma instituição financeira brasileira. Como resultado da aplicação de um questionário encontraram- se evidências de que os gerentes consultam suas famílias durante o processo de promoção e/ou transferência e que esse processo pode gerar conflitos entre os gerentes e seus familiares. Os resultados indicam que, na opinião dos gerentes pesquisados, eles podem ser influenciados por uma situação de promoção e/ou transferência, podendo ter sua atuação comprometida, gerando custos de agência.

Palavras–chave: Teoria da Agência; Custos de agência; Conflitos organizacionais; Promoções; Transferências.

 

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Biografia do Autor

Paulo de Godoy, Universidade do Vale do Itajaí

Aluno do Programa de Mestrado Acadêmico da Univali – Universidade do Vale do Itajaí

Rosilene Marcon, Universidade do Vale do Itajaí

Orientadora. Chefe de Departamento de Pós-Graduação da Univali – Universidade do Vale do Itajaí

Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Apresentação