O sistema de valores humanos de administradores brasileiros: adaptação da escala PVQ para o estudo de valores no Brasil

Autores

  • Filipe Jorge Ribeiro de Almeida Universidade de Coimbra
  • Filipe João Bera de Azevedo Sobral Fundação Getulio Vargas

Palavras-chave:

Human values, PVQ scale, Schwartz, Managers, Brazil.

Resumo

O sistema de valores humanos dos administradores e suas implicações na prática gerencial têm se tornado objeto de um interesse crescente por parte de especialistas em ciências sociais de todo o mundo, facilitado pelas contribuições recentes da psicologia para a compreensão do tema e operacionalização dos conceitos. Nesse âmbito, destaca-se a teoria motivacional de Schwartz. O objetivo desta pesquisa é estudar o sistema de valores dos administradores brasileiros por meio da aplicação de uma versão adaptada da nova escala PVQ proposta e revista por Schwartz. Os resultados confirmam a validade dessa versão adaptada da escala para estudar os valores de ordem superior no contexto brasileiro, embora se apresente menos robusta para estudar os tipos motivacionais de valores. Os administradores brasileiros revelam um sistema de valores centrados na autonomia individual como motivador da cooperação voluntária e da busca do bem-estar social, sobrepondo-se a valores baseados na hierarquia e na formalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Jorge Ribeiro de Almeida, Universidade de Coimbra

Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV) e doutor em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Filipe João Bera de Azevedo Sobral, Fundação Getulio Vargas

Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV) e doutor em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Professor adjunto da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Downloads

Publicado

2009-07-23