Comprometimento organizacional e práticas de gestão de recursos humanos: o caso da Empresa XSA

Autores

  • Vera L. Cançado Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo
  • Lúcio Flávio Renault de Moraes Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo
  • Edson Moura da Silva Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo

Resumo

A relação indivíduo/organização tem sido fonte de vários estudos por parte da Administração, que buscam promover e incentivar o envolvimento do indivíduo com as empresas, reduzir conflitos e aumentar a produtividade. Uma das vertentes desses estudos foca o comprometimento organizacional como uma das maneiras de se compreender como se instauram os vínculos entre o indivíduo e a organização. O comprometimento deve ser entendido também como um recurso empresarial para amenizar perdas e prejuízos. Neste trabalho, busca-se verificar quais são as práticas utilizadas pela gestão de recursos humanos nas empresas, incluída a gestão do conhecimento, para obter o comprometimento dos seus funcionários, utilizando-se o modelo de Meyer e Allen, focado nos três componentes: afetivo, normativo e instrumental. Para tal, foi realizada uma pesquisa em uma empresa de operação logística de Minas Gerais, aqui denominada de XSA, com a aplicação de questionário a uma amostra selecionada de 93 funcionários. Constatou-se que as práticas de recursos humanos investigadas influenciam as dimensões afetiva e normativa do comprometimento. Os índices mais elevados, que explicam essas dimensões de comprometimento, foram observados nas práticas de gestão do conhecimento e nas práticas de relacionamento, revelando que elas são componentes essenciais para manter os vínculos dos funcionários com a empresa.

PALAVRAS-CHAVE: Comprometimento organizacional; Gestão de recursos humanos; Gestão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera L. Cançado, Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo

Professora no Mestrado Profissional das Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo. Doutora em Administração e Mestre em Organizações e Recursos Humanos pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Psicóloga pela PUC – MG.

Lúcio Flávio Renault de Moraes, Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo

Professor no Mestrado Profissional das Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo. Pós-doutorado em Comportamento Organizacional pela Australian Catholic Universith, Austrália Pos-doc., e pela Aston Universith/Universith of Manchester, Reino Unido. Doutor em Liderança e Comportamento Humano pela United States International University, Estados Unidos.

Edson Moura da Silva, Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos pela Fundação João Pinheiro. Psicólogo pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira.

Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Apresentação