Utilização de indicadores de desempenho para a tomada de decisões estratégicas: um sistema de controle
Resumo
A globalização e a tecnologia, desenvolvida especialmente nas áreas de comunicações e informática, impõem aos empresários e aos executivos a necessidade de se prepararem com instrumentos gerenciais, técnicas e métodos para tomada de decisões em tempo hábil e com mínimas possibilidades de erro. Verifica-se que os indicadores de desempenho despontam como um dos instrumentos capazes de auxiliar na definição do planejamento estratégico e na conseqüente determinação das estratégias empresariais. Na seqüência, permite verificar a propriedade com que as decisões foram tomadas. Este trabalho pretende avaliar as principais concepções de indicadores, realçando o balanced scorecard, apresentando, a seguir, uma aplicação de utilização de um sistema de indicadores de desempenho financeiros e não-financeiros que foi desenvolvido anteriormente ao renomado balanced scorecard. Esse sistema foi construído e implantado nas empresas de energia do Estado de São Paulo, mas pode ser usado, de maneira geral, por quaisquer empresas, de modo a avaliar a sua performance como um todo e/ou partes de sua atividade, de acordo com as suas características e do setor econômico em que atuam. Com o avanço da competição, quando a globalização e as empresas multinacionais estão cada vez mais presentes, torna-se fundamental dominar técnicas de monitoria que orientem a tomada de decisões e indiquem a qualidade dos resultados alcançados. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre indicadores de desempenho e decisões estratégicas em ambientes competitivos, com desafios de criação de valor diante das crescentes pressões de integração e globalização das corporações. Com base nas informações obtidas e, em decorrência da experiência profissional dos autores, elaborando trabalhos na área de indicadores, é apresentada proposta de um sistema de indicadores de desempenho usado pelas empresas de energia do Estado de São Paulo no período 1987/1996.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.