O valor simbólico do automóvel para o consumidor jovem a partir do fenômeno da economia compartilhada: ressignificando a mobilidade urbana

Autores/as

  • Emilly Ferreira Pires Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Felipe Miguel Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Fernanda de Souza Pelucio Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sergio Silva Dantas Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

consumidor jovem, economia compartilhada, automóveis

Resumen

Este artigo teve por objetivo a identificação do valor simbólico do automóvel para o consumidor jovem a partir do fenômeno da economia compartilhada. Para a fundamentação teórica que embasa essa pesquisa foram estudados os temas cultura de consumo, características do consumidor jovem, economia compartilhada e teoria de valores. Como procedimento metodológico, foram coletados dados qualitativos a partir de entrevistas do tipo laddering, com jovens de dois perfis: proprietários de automóveis e usuários de serviços compartilhados. Analisando os resultados, percebeu-se que, especialmente entre os jovens que fazem uso de serviços compartilhados, o simbolismo do consumo está muito mais nas experiências do que na posse dos bens, isto é, o jovem está mais preocupado com o acesso a meios de transporte e experiências por eles proporcionadas do que com a posse de um automóvel próprio, o que pode ser relevante para as discussões sobre mobilidade urbana.

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Biografía del autor/a

Emilly Ferreira Pires, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Felipe Miguel, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Fernanda de Souza Pelucio, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Sergio Silva Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie 

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Publicado

2024-09-13