O valor simbólico do automóvel para o consumidor jovem a partir do fenômeno da economia compartilhada: ressignificando a mobilidade urbana
Keywords:
consumidor jovem, economia compartilhada, automóveisAbstract
Este artigo teve por objetivo a identificação do valor simbólico do automóvel para o consumidor jovem a partir do fenômeno da economia compartilhada. Para a fundamentação teórica que embasa essa pesquisa foram estudados os temas cultura de consumo, características do consumidor jovem, economia compartilhada e teoria de valores. Como procedimento metodológico, foram coletados dados qualitativos a partir de entrevistas do tipo laddering, com jovens de dois perfis: proprietários de automóveis e usuários de serviços compartilhados. Analisando os resultados, percebeu-se que, especialmente entre os jovens que fazem uso de serviços compartilhados, o simbolismo do consumo está muito mais nas experiências do que na posse dos bens, isto é, o jovem está mais preocupado com o acesso a meios de transporte e experiências por eles proporcionadas do que com a posse de um automóvel próprio, o que pode ser relevante para as discussões sobre mobilidade urbana.
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