Desenvolvimento do Centro de Qualificação em Tecnologia, Inovação e Negócios
Palabras clave:
desenvolvimento de negócios, inovação, tecnologia, educação profissionalResumen
Este trabalho é um relato tecnológico da trajetória da Q4S – Assessoria e Consultoria para o desenvolvimento de um centro de qualificação em tecnologia, inovação e negócios no mercado brasileiro. Seguiu-se o método de solução de problemas e aproveitamento de oportunidades proposto por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). Para o aproveitamento da oportunidade foi desenvolvido o projeto de criação do centro de qualificação tendo por base a análise de cenário e tendências do mercado profissional no Brasil, análise dos concorrentes, identificação das partes envolvidas e entendimento das perspectivas de como a qualificação é percebida por executivos e possíveis alunos, seguida de análise de potencial e viabilidade econômica. Após a validação da oportunidade, foi realizada a análise das tecnologias disponíveis e definido um plano de operação e de implementação do projeto piloto. Para isso, foi necessária a identificação das plataformas educacionais que atendessem aos requisitos técnicos e funcionais, promover a interação e negociação com empresas mantenedoras de metodologias e identificação e desenvolvimento de conteúdo para os cursos iniciais.
Descargas
Citas
Akabane, G. K. (2018). Gestão estratégica das tecnologias cognitivas. Editora Saraiva. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536530000
Akanime, C. T., & Yamamoto, R. K. (2013). Estudo Dirigido de Estatística Descritiva (3rd edição). Editora Saraiva. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536517780
Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES. (2021). Mercado Brasileiro de Software: panorama e tendências. 1ª. ed. São Paulo. Recuperado de https://abessoftware.com.br/dados-do-setor/
BRASSCOM. (2019). Formação Educacional e Empregabilidade em TIC: Achados e Recomendações. Recuperado de https://brasscom.org.br/pdfs/estudo-brasscom-formacao-educacional-e-empregabilidade-em-tic/
Cecconello, Antonio Renato & Ajazental, Alberto. (2008). A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva.
Creswell, J. W. (2014). Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa. 3ª edição. Grupo A. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788565848893
Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2021). Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 5ª ed. Grupo A. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786581334192
Downes, Larry & Nunes, Paul. (2013) Big-Bang Disruption. Harvard Business Review. Recuperado de https://hbr.org/2013/03/big-bang-disruption
Gil, Antonio Carlos. (2002) Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas.
Haguette, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na Sociologia. 5ª edição. Petrópolis: Vozes, 1997
Malhotra, N. K. (2019). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 7ª edição. Grupo A. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582605103
Marcondes, Reynaldo C., & Miguel, Lilian A. P., & Franklin, Marcos Antonio & Perez, Gilberto. (2017) Metodologia para trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade. São Paulo: Ed. Mackenzie. Recuperado de https://www.mackenzie.br/editora/livro/n/a/i/metodologia-para-trabalhos-praticos-e-aplicados-administracao-e-contabilidade
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M.D.P. B. (2013). Metodologia de Pesquisa. 5ª edição). Grupo A. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788565848367
World Economic Forum. (2020). The Future of Jobs Report. Recuperado de https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf
Yasuda, A., & Oliveira, D.M.T. D. (2016). Pesquisa de Marketing: Guia para a prática de pesquisa de mercado. Cengage Learning Brasil. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522126248
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Daniel de Oliveira Cifuentes Teran Duarte, Alexandre Ghobril
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Universidade Presbiteriana Mackenzie., sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.