Desenvolvimento do Centro de Qualificação em Tecnologia, Inovação e Negócios
Keywords:
desenvolvimento de negócios, inovação, tecnologia, educação profissionalAbstract
Este trabalho é um relato tecnológico da trajetória da Q4S – Assessoria e Consultoria para o desenvolvimento de um centro de qualificação em tecnologia, inovação e negócios no mercado brasileiro. Seguiu-se o método de solução de problemas e aproveitamento de oportunidades proposto por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). Para o aproveitamento da oportunidade foi desenvolvido o projeto de criação do centro de qualificação tendo por base a análise de cenário e tendências do mercado profissional no Brasil, análise dos concorrentes, identificação das partes envolvidas e entendimento das perspectivas de como a qualificação é percebida por executivos e possíveis alunos, seguida de análise de potencial e viabilidade econômica. Após a validação da oportunidade, foi realizada a análise das tecnologias disponíveis e definido um plano de operação e de implementação do projeto piloto. Para isso, foi necessária a identificação das plataformas educacionais que atendessem aos requisitos técnicos e funcionais, promover a interação e negociação com empresas mantenedoras de metodologias e identificação e desenvolvimento de conteúdo para os cursos iniciais.
Downloads
References
Akabane, G. K. (2018). Gestão estratégica das tecnologias cognitivas. Editora Saraiva. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536530000
Akanime, C. T., & Yamamoto, R. K. (2013). Estudo Dirigido de Estatística Descritiva (3rd edição). Editora Saraiva. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536517780
Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES. (2021). Mercado Brasileiro de Software: panorama e tendências. 1ª. ed. São Paulo. Recuperado de https://abessoftware.com.br/dados-do-setor/
BRASSCOM. (2019). Formação Educacional e Empregabilidade em TIC: Achados e Recomendações. Recuperado de https://brasscom.org.br/pdfs/estudo-brasscom-formacao-educacional-e-empregabilidade-em-tic/
Cecconello, Antonio Renato & Ajazental, Alberto. (2008). A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva.
Creswell, J. W. (2014). Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa. 3ª edição. Grupo A. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788565848893
Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2021). Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 5ª ed. Grupo A. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786581334192
Downes, Larry & Nunes, Paul. (2013) Big-Bang Disruption. Harvard Business Review. Recuperado de https://hbr.org/2013/03/big-bang-disruption
Gil, Antonio Carlos. (2002) Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas.
Haguette, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na Sociologia. 5ª edição. Petrópolis: Vozes, 1997
Malhotra, N. K. (2019). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 7ª edição. Grupo A. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582605103
Marcondes, Reynaldo C., & Miguel, Lilian A. P., & Franklin, Marcos Antonio & Perez, Gilberto. (2017) Metodologia para trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade. São Paulo: Ed. Mackenzie. Recuperado de https://www.mackenzie.br/editora/livro/n/a/i/metodologia-para-trabalhos-praticos-e-aplicados-administracao-e-contabilidade
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M.D.P. B. (2013). Metodologia de Pesquisa. 5ª edição). Grupo A. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788565848367
World Economic Forum. (2020). The Future of Jobs Report. Recuperado de https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf
Yasuda, A., & Oliveira, D.M.T. D. (2016). Pesquisa de Marketing: Guia para a prática de pesquisa de mercado. Cengage Learning Brasil. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522126248
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Daniel de Oliveira Cifuentes Teran Duarte, Alexandre Ghobril
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Universidade Presbiteriana Mackenzie., sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.