Desenvolvimento do Centro de Qualificação em Tecnologia, Inovação e Negócios

Authors

  • Daniel de Oliveira Cifuentes Teran Duarte Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alexandre Ghobril Universidade Presbiteriana Mackenzie

Keywords:

desenvolvimento de negócios, inovação, tecnologia, educação profissional

Abstract

Este trabalho é um relato tecnológico da trajetória da Q4S – Assessoria e Consultoria para o desenvolvimento de um centro de qualificação em tecnologia, inovação e negócios no mercado brasileiro. Seguiu-se o método de solução de problemas e aproveitamento de oportunidades proposto por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). Para o aproveitamento da oportunidade foi desenvolvido o projeto de criação do centro de qualificação tendo por base a análise de cenário e tendências do mercado profissional no Brasil, análise dos concorrentes, identificação das partes envolvidas e entendimento das perspectivas de como a qualificação é percebida por executivos e possíveis alunos, seguida de análise de potencial e viabilidade econômica. Após a validação da oportunidade, foi realizada a análise das tecnologias disponíveis e definido um plano de operação e de implementação do projeto piloto. Para isso, foi necessária a identificação das plataformas educacionais que atendessem aos requisitos técnicos e funcionais, promover a interação e negociação com empresas mantenedoras de metodologias e identificação e desenvolvimento de conteúdo para os cursos iniciais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniel de Oliveira Cifuentes Teran Duarte, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretor de ServiceNow na Deloitte do Brasil e Sócio da Q4S - Assessoria e Consultoria, com carreira consolidada na área de gerenciamento de projetos e gestão de serviços de TI. 

References

Akabane, G. K. (2018). Gestão estratégica das tecnologias cognitivas. Editora Saraiva. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536530000

Akanime, C. T., & Yamamoto, R. K. (2013). Estudo Dirigido de Estatística Descritiva (3rd edição). Editora Saraiva. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536517780

Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES. (2021). Mercado Brasileiro de Software: panorama e tendências. 1ª. ed. São Paulo. Recuperado de https://abessoftware.com.br/dados-do-setor/

BRASSCOM. (2019). Formação Educacional e Empregabilidade em TIC: Achados e Recomendações. Recuperado de https://brasscom.org.br/pdfs/estudo-brasscom-formacao-educacional-e-empregabilidade-em-tic/

Cecconello, Antonio Renato & Ajazental, Alberto. (2008). A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva.

Creswell, J. W. (2014). Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa. 3ª edição. Grupo A. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788565848893

Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2021). Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 5ª ed. Grupo A. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786581334192

Downes, Larry & Nunes, Paul. (2013) Big-Bang Disruption. Harvard Business Review. Recuperado de https://hbr.org/2013/03/big-bang-disruption

Gil, Antonio Carlos. (2002) Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas.

Haguette, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na Sociologia. 5ª edição. Petrópolis: Vozes, 1997

Malhotra, N. K. (2019). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 7ª edição. Grupo A. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582605103

Marcondes, Reynaldo C., & Miguel, Lilian A. P., & Franklin, Marcos Antonio & Perez, Gilberto. (2017) Metodologia para trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade. São Paulo: Ed. Mackenzie. Recuperado de https://www.mackenzie.br/editora/livro/n/a/i/metodologia-para-trabalhos-praticos-e-aplicados-administracao-e-contabilidade

Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M.D.P. B. (2013). Metodologia de Pesquisa. 5ª edição). Grupo A. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788565848367

World Economic Forum. (2020). The Future of Jobs Report. Recuperado de https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf

Yasuda, A., & Oliveira, D.M.T. D. (2016). Pesquisa de Marketing: Guia para a prática de pesquisa de mercado. Cengage Learning Brasil. Recuperado de https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522126248

Published

2024-09-13