Gestão do ciclo do pedido e o nível de serviço em operadores logísticos do setor automotivo
Keywords:
Pedido; Serviço; LogísticoAbstract
Este trabalho tem como objetivo avaliar de que maneira a Gestão do Ciclo do Pedido de Operadores Logísticos do Setor Automobilístico se relaciona com o Nível de Serviço Logístico. Na análise das entrevistas feitas com seis executivos, identificou-se como principal resultado, que a transmissão do pedido se relaciona com comunicação e lead time. O processamento afeta a qualidade de entrega e lead time quando se trata da conferência da documentação, e na comunicação impacta no que diz respeito à interligação dos sistemas entre montadora, operador e órgãos governamentais. A separação influencia a qualidade de entrega e lead time, pois há vários procedimentos que se não executados, podem causar erros nos pedidos e atrasos nas saídas dos caminhões. O transporte impacta na qualidade de entrega, resiliência e comunicação. E o manuseio da discrepância do pedido acontece de forma preventiva e corretiva, por isso impacta na qualidade de entrega e resiliência.
Downloads
References
ARIMA, C. H.; CAPEZZUTTI, D. Controladoria e processamento de pedidos. ConTexto. Porto Alegre: v. 4, n. 7, dez. 2004.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de serviços. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
BANZATO, E. Tecnologia da informação aplicada à logística. São Paulo: IMAM, 2005.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010. 281 p.
BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2011.
CAXITO, F. A. Logística: um enfoque prático. São Paulo: Saraiva, 2014.
CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços. São Paulo: Pioneira, 1997.
CHRISTOPHER, M; LEITE, F. R. M. (Trad.). Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
COLLINS, A; HENCHION, M; O’REILLY, P. Logistics customer service: performance of Irish food exporters. International Journal of Retail & Distribution Management. Vol. 29, n.1, p.6-15, 2001.
COPACINO, William C. Supply chain management: the basics and beyond. Boca Raton: APICS, 1997.
CÔRTES, A. F. Sistemas de indicadores de desempenho logístico de um centro de distribuição do setor supermercadista. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção apresentada à Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
EMERSON, C. J.; GRIMM, C. M. Logistics and Marketing Components of Customer Service: an empirical testo f the Mentzer, Gomes and Krapfel model. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 26, n. 8, 1996.
FARIA, A. C.; COSTA, M. F. G. Gestão de custos logísticos: custeio baseado em atividades (ABC), balanced scorecard (BSC), valor econômico agregado (EVA). São Paulo: Atlas, 2008.
FIGUEIREDO, K. F., FLEURY, P. F.; WANKE, P. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
FLEURY, P. F.; WANKE, P; FIGUEIREDO, K. F. Logística empresarial: a perspectiva brasileira/ (organização) Paulo Fernando. São Paulo: Atlas, 2013.
GODOY, Arilda S. A pesquisa qualitativa e sua utilização em administração de empresas. Revista de Administração de Empresas, v.35, n.4, p.65-71, jul./ago.1995.
LALONDE, B.J.; ZINSZER, P.H. Customer service: meaning and measurement. Chicago: National Council of Physical Distribution Management, 1976.
LI, W.; HE, X; NIE, K. Pricing decision research for TPL considering different logistics service level influencing the market demand. Journal of Industrial Engineering and Management, v.6, n.1, p.267-275, 2013.
MENTZER, J. T. et al. Defining Supply Chain Management. Journal of Business Logistics, v. 22, n.2, p. 1-25, 2001
MENTZER, J. T. Supply Chain Management. California: Sage Publications, Inc., 2001.
PAGANOTTI, J. A. O processo inovativo na indústria automobilística: um estudo de caso em empresas automobilísticas da Região do ABC. Dissertação de Mestrado em Administração apresentada à Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2014.
SALZANO, W. Customer Service nas Atividades Logísticas. São Paulo: IMAM, 2008.
SHAPIRO, B. P.; RANGAN, V. K.; SVIOCLA J. J. “Staple yourself to an order”. Harvard Business Review. July-August, 1992.
WANKE, P. F. Gerência de Operações: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Universidade Presbiteriana Mackenzie., sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.