Qualidade do transporte na ótica dos usuários no corredor de ônibus Nossa Senhora do Sabará - SP

Autores

  • Alexandre Costa Gonçalves Universidade Nove de Julho
  • Fabio Ytoshi Shibao Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Geraldo Cardoso de Oliveira Neto
  • Mario Roberto dos Santos

Palavras-chave:

Terceirização do Transporte, Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros, Indicadores de desempenho

Resumo

O objetivo foi conhecer a qualidade de serviço prestado pelo operador após o processo de terceirização do transporte rodoviário urbano de passageiros, e mostrar o mapeamento da rotina e avaliar a efetividade do nível de serviços em relação ao atendimento à população. O método de pesquisa foi exploratório por meio de revisão bibliográfica e pesquisa empírica em relatórios de desempenho, levantados em entrevista semiestruturada e observação participante no órgão fiscalizador. A pesquisa de satisfação dos usuários apontou as falhas que podem ser pontuais, bem como as falhas durante todo o processo. Os índices de passageiros sentados e índices de passageiros em pé foi considerado como a preocupação com o conforto do passageiro no quesito conforto de usuário, refere-se a segurança, confiabilidade e rapidez do serviço prestado. Este artigo revelou por meio dos indicadores de desempenho que a efetividade do nível de serviço em relação ao atendimento a cada ano ocorreu uma redução expressiva na eficiência de níveis de serviços, devido ao aumento da população e da frota de automóveis particulares que trafegam diariamente na malha viária da capital de São Paulo, logo, a busca do transporte público pelo usuário será uma constante, em que as empresas consorciadas e cooperadas devem buscar a melhoria contínua da qualidade de seus serviços prestados a população.

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Publicado

2023-12-18