Instalações pianística: uma fresta de luz no processo criativo da performance pianística

Pianistic installations: a crack of light in the creative process of piano

Autores

  • Anna Claudia Agazzi Unesp

Palavras-chave:

Piano, Performance, Processo Criativo, Interdisciplinaridade, Interpretação musical

Resumo

O artigo discorre sobre o processo criativo da interpretação pianística de obras do repertório erudito e apresenta a proposta  interdisciplinar das "Instalações Pianísticas”enquanto exercício criativo. Discute conceitos do limite da interpretação e seus reflexos na pesquisa acadêmica e docência. Por fim, revela elementos do processo criativo e características interdisciplinares da obra "Ignis Fatuus” baseada no quarto movimento da Sonata Op.35 de Frederic Chopin que integrou a mostra “Con Anima Instalações Pianísticas” como resultado da pesquisa de Doutoramento em Artes no Instituto de Artes da Unesp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABDO, Sandra N. Execução/Interpretação Musical. Per Musi. Belo Horizonte v.1, 2000.

AGAZZI, Anna. “Con Anima Instalações Pianísticas”. Instituto de Artes da Unesp. 2015. Disponível: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/154682

BAZZANA, Kevin. Glenn Gould: The Performer in the Work. Oxford: Clarendon Press, 1997.

LEVIN, Beth. A look at Chopin’s Piano Sonata in B-flat minor, Op.35. “La Folia”, 2019. Disponível online: https://www.lafolia.com/a-look-at-chopins-piano-sonata-in-b-flat-minor-op-35/

THOMPSON, Daniam. Courage, not madness, is the mark of genius. The Daily Telegraph. Londres, 2013.

ZANI, Amilcar. A Dobra Schumanniana: transitividade e intermeios. 2014. Disponível: https://www.scielo.br/j/ars/a/3Hx5rQzbHYMprQzMRw4dC8P/?lang=pt

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Agazzi, A. C. (2024). Instalações pianística: uma fresta de luz no processo criativo da performance pianística: Pianistic installations: a crack of light in the creative process of piano. Revista Trama Interdisciplinar, 15(1), 58–70. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/16234