Ganga Zumba e Xica da Silva: regimes de representação no cinema negro brasileiro

Autores

  • Carlos Eduardo Amaral de Paiva UFMT
  • Diego da Costa Vitorino Unesp e UFRPE

Palavras-chave:

Cinema Negro, Ganga Zumba, Xica da Silva, Representação

Resumo

O presente artigo traça uma comparação entre dois filmes representativos do cinema negro brasileiro, Ganga Zumba e Xica da Silva, ambos dirigidos por Cacá Diegues. Busca-se enfatizar o contraste na representação do negro e negra nas duas películas – enquanto Ganga Zumba apresenta a organização coletiva na luta pela liberdade, Xica da Silva revela a sexualização da mulher negra como estratégia para sua libertação. A análise dos filmes nos permite observar também uma política da imagem sobre os corpos dos negros que se coaduna com as perspectivas nacionais em seus contextos históricos.

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Publicado

2023-05-23

Como Citar

Amaral de Paiva, C. E., & Diego da Costa Vitorino. (2023). Ganga Zumba e Xica da Silva: regimes de representação no cinema negro brasileiro: . Revista Trama Interdisciplinar, 14(1), 17–29. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15445