A prática de contação de história: unidade didática para o desenvolvimento da linguagem da criança surda

Autores

  • Fernanda Beatriz Caricari de Morais INES/MEC-RJ
  • Jéssica Ferreira de Carvalho INES/MEC-RJ

Palavras-chave:

Aquisição de linguagem; Criança surda; Período crítico; Letramento; Contação de História.

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de contação de história na Educação Infantil, especificamente à crianças pequenas de 4 a 5 anos e 11 meses, segundo a classificação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), buscando, também refletir como essa proposta pode contribuir para o desenvolvimento da linguagem a partir da aquisição da língua materna (LIBRAS) em crianças surdas, frequentadoras de escola bilíngue e que se encontram no Período Crítico, momento em que a criança apresenta maior probabilidade de aprender uma língua. É importante ressaltar que as escolas precisam estar preparadas para desenvolver um trabalho de estimulação de linguagem nos anos iniciais da criança surda para que a LIBRAS seja estruturada como sua língua materna e possa auxiliar e acompanhar em todo o percurso da educação bilíngue.

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Biografia do Autor

Fernanda Beatriz Caricari de Morais, INES/MEC-RJ

Professora Adjunta do Departamento de Ensino Superior do INES/MEC-RJ.

Jéssica Ferreira de Carvalho, INES/MEC-RJ

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Publicado

2021-04-16

Como Citar

de Morais, F. B. C., & Ferreira de Carvalho, J. (2021). A prática de contação de história: unidade didática para o desenvolvimento da linguagem da criança surda. Revista Trama Interdisciplinar, 11(1), 81–101. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14102