Brincadeira de criança e ciências por investigação na educação infantil

Autores

  • Maria Candida Varone de Morais Capecchi Universidade Federal do ABC
  • Vera Maria de Lima Silva
  • Orlando Coelho Barbosa

Palavras-chave:

Educação Infantil; alfabetização científica; competências científicas; rodas de conversa.

Resumo

Neste trabalho é apresentado um recorte de uma dissertação de mestrado voltada para a investigação das possibilidades de aprendizagem de aspectos da cultura científica na Educação Infantil, a partir dos interesses próprios das crianças em suas brincadeiras. O material aqui apresentado compreende a análise de uma roda de conversa em que a professora propõe às crianças a realização de uma investigação, a partir de suas memórias, considerações e questionamentos sobre uma brincadeira muito comum entre elas: fazer bolinhas de sabão.  Esta roda de conversa foi realizada na primeira etapa de uma sequência didática elaborada pela professora a partir da observação das ações e enunciações das crianças durante uma brincadeira por elas selecionada em uma aula de artes. A partir dos diversos questionamentos emergentes desta atividade é possível verificar e desmistificar conceitos e preconceitos sobre a infância, o pensamento e a linguagem infantil e sua capacidade de resolução de problemas. A partir da teoria de desenvolvimento de Lev Vygotsky e por meio da identificação de indícios de alfabetização científica e competência científicas nos relatos das crianças, o processo evidencia o potencial das brincadeiras infantis, assim como o importante papel mediador da professora, na introdução dos pequenos no universo das ciências e a importância de se estabelecer espaços dialógicos na Educação Infantil.

Palavras-Chave:

Educação Infantil; alfabetização científica; competências científicas; rodas de conversa.

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Publicado

2021-04-19

Como Citar

Varone de Morais Capecchi, M. C., de Lima Silva, V. M., & Coelho Barbosa, O. (2021). Brincadeira de criança e ciências por investigação na educação infantil. Revista Trama Interdisciplinar, 11(1), 133–155. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/13984