O EFD Reinf e IN 1.234/2012:

Impactos nas Rotinas e Controle Interno nos Municípios De Santa Catarina

Autores

  • Carolina Valentim Gomes UFSC
  • Marcelo Antonio Pierri Junior UFSC

Palavras-chave:

Controle Interno, COSO, EFD Reinf

Resumo

O estudo analisou a implantação e adaptação das mudanças promovidas pela Instrução Normativa (IN) 1.234/2012 e pela EFD/REINF através de um estudo de caso no município de Santa Catarina (SC) e de uma pesquisa survey. No município do estudo de caso, a implementação do decreto de aplicação das normas resultou na necessidade de ajustes nos processos e controles internos da prefeitura para garantir a conformidade com as novas diretrizes de retenção do Imposto de Renda em pagamentos a outras pessoas jurídicas. Na análise de outros municípios, os resultados indicaram que, apesar dos esforços realizados, ainda há desafios significativos na preparação e adaptação das organizações municipais às mudanças impostas pela EFD/REINF e pela IN. Lacunas na preparação das equipes, na formalização dos processos de controle interno e na orientação da alta administração foram evidenciadas. A análise sob a ótica da metodologia COSO destacou a falta de estruturas adequadas de controle interno em muitos municípios, bem como a ausência de supervisão qualificada e procedimentos formalizados para lidar com a EFD/REINF. Diante dessas constatações, o estudo enfatiza a necessidade de um esforço conjunto entre os órgãos municipais, associações e órgãos de controle para promover a capacitação adequada das equipes, a formalização dos processos de controle interno e o estabelecimento de uma cultura organizacional voltada para a eficiência e transparência. Essas ações são essenciais para garantir a conformidade com as regulamentações, promover uma gestão pública eficaz e atender às expectativas da sociedade em relação à prestação de serviços de qualidade e à correta aplicação dos recursos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Valentim Gomes, UFSC

Mestranda no Mestrado Profissional de Controle e Gestão pela UFSC. Contadora Pública. Pós-graduada em Gestão Tributária e Auditoria no Setor Público, pela UNYEAD EDUCACIONAL, e em Gestão Pública, pela Faculdade Municipal de Palhoça. UFSC.

Referências

Albêlo, R. T. M. (2007). Controle interno na administração pública municipal: Estudo de caso da Prefeitura de Panelas-PE (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco).

Borgerth, V. M. C. (2007). SOX: Entendendo a Lei Sarbanes-Oxley (1ª ed.). São Paulo: Thomson Learning.

Brasil. (1964). Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Brasília, DF: Diário Oficial da União.

Brasil. (2000). Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Brasília, DF: Diário Oficial da União.

Brasil. (2007). Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007. Institui o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Brasília, DF: Diário Oficial da União.

Brasil. (2012). Instrução Normativa RFB nº 1.234, de 11 de janeiro de 2012. Dispõe sobre a retenção de tributos nos pagamentos efetuados pelos órgãos da administração pública federal. Brasília, DF: Receita Federal.

Brasil. Receita Federal do Brasil. (2017). Instrução Normativa RFB nº 1.701, de 14 de março de 2017. Institui a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf).

Brasil. Receita Federal do Brasil. (2021). Instrução Normativa RFB nº 2.043, de 12 de agosto de 2021. Dispõe sobre a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf).

Brasil. Receita Federal do Brasil. (2023). Instrução Normativa RFB nº 2.133, de 27 de fevereiro de 2023. Institui a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf).

Brasil. Receita Federal do Brasil. (2023). Manual de Orientação do Usuário da EFD-Reinf – Versão 2.1.2.1 de 2023. Brasília: Receita Federal.

Chiavenato, I. (2003). Introdução à teoria geral da administração (7ª ed., rev. e atual., 6ª reimpr.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO). (2013). Internal control – Integrated framework (Executive summary). New York: AICPA.

Conselho Federal de Contabilidade. (2024). CFC realiza debate abrangente sobre a EFD-Reinf e a retenção de IRPJ no Setor Público.

Cruz, F., & Glock, J. O. (2008). Controle interno nos municípios: Orientação para a implantação e relacionamento com os tribunais de contas (3ª ed.). São Paulo: Atlas.

Fachada, F. J. C. (2014). Sistema de controlo interno na administração central do Estado: O caso dos organismos do Ministério das Finanças (Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra).

INTOSAI. (2007). Diretrizes para as normas de controle interno do setor público (Série Traduções – N. 13). Tradução: Tribunal de Contas do Estado da Bahia – TCE/BA.

Melo, R. C. (2008). Sistema público de escrituração digital SPED fiscal: Vantagens e importância (Trabalho de conclusão de curso, Universidade do Sul de Santa Catarina).

Monteiro, R. P. (2015). Análise do sistema de controle interno no Brasil: Objetivos, importância e barreiras para sua implementação. Revista Contemporânea de Contabilidade, 12(25), 159–188.

Sasso, A., & Rosa, I. C. (2011). O SPED e seus reflexos na profissão contábil. In Anais eletrônicos do VI EPCT. FECILCAM.

Silva, J. W. G. (2017). Avaliação dos sistemas de controle interno dos municípios do estado de Alagoas: Aplicação da metodologia do COSO 2013 (Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia).

Silva, S. E. S. P., Costa, S. T. F., & Silva, C. R. (2017). A evolução da escrituração contábil à era digital, com foco na Escrituração Contábil Digital e Escrituração Contábil Fiscal: Desafios dos contadores no cenário atual. Revista Saber Eletrônico.

Taveira, L. D. B., da Silva, M. A., & Callado, A. L. C. (2016). Controle interno: Percepção de gestores de uma instituição de ensino. Revista de Estudos Contábeis, 7(13), 3–22.

Downloads

Publicado

2025-06-10

Como Citar

Gomes, C. V., & Pierri Junior, M. A. (2025). O EFD Reinf e IN 1.234/2012:: Impactos nas Rotinas e Controle Interno nos Municípios De Santa Catarina. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 13(2). Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17818

Deprecated: Non-static method PKPApplication::getRequest() should not be called statically in /www/htdocs/subdominios/editorarevistas/public_html/plugins/reports/ReviewersReport/ReviewersReport.inc.php on line 22

Deprecated: Non-static method PKPApplication::getRequest() should not be called statically in /www/htdocs/subdominios/editorarevistas/public_html/plugins/reports/ReviewersReport/ReviewersReport.inc.php on line 22

Deprecated: Non-static method PKPApplication::getRequest() should not be called statically in /www/htdocs/subdominios/editorarevistas/public_html/plugins/reports/ReviewersReport/ReviewersReport.inc.php on line 22

Deprecated: Non-static method PKPApplication::getRequest() should not be called statically in /www/htdocs/subdominios/editorarevistas/public_html/plugins/reports/ReviewersReport/ReviewersReport.inc.php on line 22