https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/issue/feedPráticas em Contabilidade e Gestão2024-09-13T14:43:14-03:00ADILSON CALDEIRAadilson.caldeira@mackenzie.brOpen Journal Systems<p><span style="font-family: Calibri; font-size: medium;">É um periódico aberto a temas relativos a Administração, Controladoria, Contabilidade, Finanças e demais assuntos que contribuam para o Desenvolvimento de Negócios. Privilegia a interdisciplinaridade, publicando artigos e relatos com aplicação prática, além de ensaios e reflexões abordando temas de interesse da área. Os textos publicados são pautados pela contribuição para a construção e ampliação do conhecimento prático e teórico aplicados à gestão como referências para a eficiência e eficácia na gestão de negócios. </span></p>https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17228Estruturas de governança e eficiência operacional: 2024-07-04T17:18:55-03:00Tatiane Teixeira Neri do Nascimentotatiane.tnnascimento@gmail.comDaniela Sakashita de Barrostumedani@gmail.comAdilson Aderito da Silvaadilson.silva@mackenzie.br<p>Este trabalho foi desenvolvido numa Instituição do Terceiro Setor que enfrenta desafios para promover inclusão social pelo desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes, jovens, adultos. Teve por objetivo, propor soluções para minimizar os principais custos de transação e de agência que impactam o desempenho das atividades da Instituição. Utilizou-se a metodologia de resolução de problemas de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) para analisar o contexto de atuação, diagnosticar as causas do problema e elaborar proposta de solução. Verificou-se que os custos de transação decorrem dos esforços de negociação e elaboração de contratos com fornecedores, ações de monitoramento, prevenção de riscos e demandas judiciais, enquanto, os principais custos de agência advêm dos esforços de recrutamento, coordenação e monitoramento das equipes, ações para o alinhamento de interesses entre agentes e o principal. Diante desse contexto, a solução proposta enfocou o fortalecimento de parcerias estratégicas, investimentos em manutenção preventiva, capacitação de profissionais, atualização do sistema de gestão, monitoramento, avaliação e engajamento das equipes. Com a implementação da proposta espera-se que a Instituição supere os desafios e alcance resultados que beneficiem os participantes, preparando-os para o mercado de trabalho, cumprindo, assim, a sua missão institucional.</p>2024-09-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Tatiane Teixeira Neri do Nascimento, Daniela Sakashita, Adilson Aderito da Silvahttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17153O Processo Orçamentário sob a Ótica Contingencial em uma Empresa Cerâmica de Santa Catarina2024-07-18T14:40:02-03:00Mourtala Issifoumourtalaissifou41@yahoo.frJoão Henrique CostaProfessorjhcc@gmail.comTHIAGO BRUNO DE JESUS SILVAthiagobruno.silva@yahoo.com.br<p>O presente estudo objetiva identificar como os fatores contingenciais influenciam o processo orçamentário. Foi realizado uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de questionários. Trata-se de uma empresa de porte médio/grande, com grau moderado de delegação de autoridade nas tomadas de decisões e inserida em um ambiente estável, com mudanças lentas e previsíveis. Foi reportado que a empresa usa grau moderado à tecnologia e que os atributos do sistema orçamentário estão muito presentes, com maior nível de solidez, o que enfatiza que a empresa é capaz de gerir informações fidedignas diariamente e que o orçamento utilizado é por atividades. Conclui-se, também, que os achados deste estudo corroboram os resultados de estudos anteriores.</p>2024-09-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Mourtala Issifou, João Henrique Costa, THIAGO BRUNO DE JESUS SILVAhttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17165Riscos Corporativos na Cadeia de Valor: 2024-07-26T14:52:23-03:00Fabiano de Andrade Caxitofabianocaxito@gmail.comJefferson Luiz ButionJefferson.bution@gmail.comLucas Israel Oliveira Testilucastesti@usp.brFábio Lotti Olivafabiousp@usp.brJorge Luiz de Biazzijlbiazzi@usp.brMartinho Isnard Ribeiro de Almeidamartinho@usp.br<p>O objetivo do artigo é analisar a suscetibilidade de canais de distribuição a rupturas no fornecimento, e identificar se a adoção de contratos de exclusividade aumenta a possibilidade de rupturas no fornecimento em comparação aos canais de distribuição não-exclusivos.</p> <p>Para alcançar esse objetivo, foi empregada uma abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso. A análise baseou-se em dados secundários do mercado brasileiro de lubrificantes automotivos, coletados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foram examinados os impactos de dois eventos globais: a pandemia da COVID-19 (2020-2021) e o conflito entre Rússia e Ucrânia (a partir de 2022). Os dados de participação de mercado de 2019 a 2022 foram comparados para avaliar o impacto das interrupções de fornecimento nos canais de distribuição.</p> <p>Os resultados indicaram que canais de distribuição com contratos de exclusividade foram mais suscetíveis a rupturas no fornecimento, resultando em perdas de participação de mercado durante as crises analisadas. Em contrapartida, canais não-exclusivos mostraram maior resiliência, registrando ganhos de mercado.</p> <p>As principais contribuições incluem uma análise prática e teórica da gestão de riscos na cadeia de suprimentos e apontam que a centralização de poder em contratos exclusivos aumenta a exposição a riscos corporativos. Indica também que empresas devem adotar estratégias coordenadas de gestão de riscos para mitigar vulnerabilidades e garantir a continuidade das operações em contextos de alta incerteza. O artigo propõe futuras pesquisas para explorar outros tipos de riscos corporativos e aumentar compreensão dos desafios e estratégias na gestão de cadeias de suprimentos.</p>2024-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 fabiano de andrade caxito, Jefferson Luiz Bution, Lucas Israel Oliveira Testi, Fábio Lotti Oliva, Jorge Luiz de Biazzi, Martinho Isnard Ribeiro de Almeidahttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17136Os Impactos da COVID-19 em professores Lato Sensu2024-07-01T05:37:35-03:00Andrea Cristina Deis Rodriguesandrea@andreadeis.com.brSilvio Popadiukspopadiuk@mackenzie.br<p>Com este estudo investiga-se a opinião e as experiências dos docentes de pós-graduação lato sensu em escolas privadas de Administração e Negócios durante a transição das aulas presenciais para o formato remoto devido à pandemia de COVID-19. A pesquisa explora como os docentes se adaptaram ao novo ambiente de ensino, desenvolveram competências e enfrentaram desafios ao lidar com tecnologias educacionais e métodos de ensino remotos. Mediante entrevistas qualitativas, identificou-se a dualidade de visões entre as vantagens da flexibilidade online e as limitações, em termos de interações e conexões profundas. Os entrevistados ressaltam a necessidade de aprimorar recursos pedagógicos e capacitar os professores para garantir uma experiência de ensino mais eficaz no ambiente digital. O estudo também indica a emergência de competências socioemocionais e o potencial de um ensino híbrido para o futuro. Embora focado nas escolas privadas, esta pesquisa sugere a continuidade da investigação para entender melhor como a pandemia moldou a educação de forma mais ampla.</p>2024-09-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Andrea Cristina Deis Rodrigues, Silvio Popadiukhttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17170Revisão Sistemática da Literatura sobre Gamificação na Gestão Pública2024-07-26T14:45:49-03:00Felipe Moura Oliveirafelipe.moura.o@hotmail.comIgor Lopes Cordeiro igorcordeiro85@gmail.comAna Lidia de Oliveira Silva Ramalhoanalidiaramalho@alu.ufc.brThamara Marcos dos Santosthamara.marcos@alu.ufc.br<p style="font-weight: 400;">A gamificação tem sido sugerida como uma alternativa promissora às técnicas tradicionais para aumentar o engajamento entre os colaboradores do serviço público. Apesar de suas aparentes vantagens para motivar a mudança de comportamento na gestão, sua eficácia ainda não é bem compreendida. Este artigo visa avaliar a qualidade do suporte empírico e a eficácia da gamificação aplicada à gestão de serviços públicos. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre a gamificação na gestão pública, através de buscas nas bases de dados Web of Science e SCOPUS. Inicialmente, foram identificados 23 artigos, dos quais apenas 11 foram incluídos na análise final, focando na qualidade e no domínio de aplicação da gamificação nesse setor. O estudo reforça a gamificação como uma ferramenta valiosa para engajar usuários e resolver problemas no setor público, contribuindo para a modernização e o aprimoramento da gestão pública e para o aumento da efetividade e legitimidade das políticas públicas.</p>2024-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Felipe Moura Oliveira, Igor Lopes Cordeiro , Ana Lidia de Oliveira Silva Ramalho, Thamara Marcos dos Santoshttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17202Estratégia de Marketing de Relacionamento gerando ações de fidelização em uma empresa familiar2024-08-27T20:53:35-03:00Natália Reche Sorbilenati.sorbile@gmail.comEduardo Neder Issa Juniorissa.eduardo@gmail.com<p class="3ra" style="margin: 0cm; line-height: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif; font-weight: normal;">Este estudo foi elaborado com o objetivo de analisar uma empresa familiar e as estratégias de marketing de relacionamento com foco na fidelização de clientes, diante dos desafios de gestão de um negócio familiar. Sendo assim, certos empreendedores podem se identificar com este trabalho. A empresa escolhida foi o Laticínio Carinho, localizado em Augustinópolis, Tocantins. O tipo de pesquisa foi o exploratório e o método, qualitativo. Após as entrevistas realizadas com funcionários de diferentes áreas da empresa e um representante comercial, foi possível analisar a situação da empresa e detalhar os principais pontos a serem aperfeiçoados. Dessa forma, por meio dos resultados oportunos obtidos, algumas estratégias foram sugeridas, como a implementação de um programa estruturado de fidelização de clientes, a adoção de programas de treinamento para a equipe de venda, o incentivo financeiro para funcionários e a organização e participação de feiras e eventos</span></p>2024-09-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Natália Reche Sorbile, Eduardo Neder Issa Juniorhttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17425Aprender com o passado e antecipar o futuro: integrando teoria e conhecimento prático para o desenvolvimento das competências de gestão2024-09-13T14:36:09-03:00Adilson Caldeiraadilson.caldeira@mackenzie.br2024-09-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Adilson Caldeirahttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17426Práticas em Contabilidade e Gestão - Volume 12 - No. 2 (2024)2024-09-13T14:43:14-03:002024-09-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Adilson Caldeira