Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A revista Práticas em Contabilidade e Gestãopublica trabalhos das modalidades: Relatos Tecnológicos, Artigos, Ensaios e Reflexões. 

Regras gerais de formatação (para todas as modalidades de textos): 

Formato: papel A4 (21 cm x 29,7 cm) na vertical. 

Margens: superior e esquerda com 3 cm de distância da borda da página; inferior e direita, 2 cm. 

Numeração das páginas: feita a partir da introdução, em algarismos arábicos, no campo superior direito da folha. 

Título: fonte Arial tamanho 14 (ou New Times Roman, fonte 14). 

Texto, títulos de seção e subtítulos: fonte Arial, tamanho 12 (ou New Times Roman, fonte 12) espaçamento 1,5. Os títulos e subtítulos devem vir em negrito, tendo apenas a primeira inicial em letra maiúscula. O texto é justificado, com parágrafos recuados (1,25 cm). 

Tamanho do texto: recomendado, até 6.500 palavras (aproximadamente, 16 páginas). Máximo: 20 páginas (acima desse limite, os textos não serão considerados para avaliação). OBS.: Para a seção Reflexões, os textos são limitados a 3 páginas (1500 palavras). 

Citações no texto e listagem das Referências e Fontes Consultadas: padrão especificado nas normas da APA (American Psychological Association). 

Ilustrações: Também de acordo com as normas APA. Figuras ou tabelas inseridas no texto também devem ser enviadas em arquivo separado e editável, nos formatos Power Point ou Excel. Não usar formatos de imagem (Jpeg ou outros) para as tabelas ou figuras. 

Relatos Tecnológicos

O relato tecnológico é a apresentação do desenvolvimento de um projeto que trata da melhoria do desempenho de produtos ou serviços, solucionando problemas e/ou aproveitando oportunidades de uma organização (empresa, associação, entidade, ONG, agência pública, órgão público), em que foi utilizado um método aplicado, como, por exemplo, design research, business problem-solving, pesquisa intervencionista,  pesquisa-ação ou outros métodos utilizados em consultoria organizacional. Constitui pré-requisito para o aceite que o texto apresente base científica, com descrição e justificativa da metodologia adotada.

O relato deve mostrar: :

- Aplicação ou aplicabilidade (no caso de proposta não implementada);

- Inovações adotadas, inclusive no método;

- Impacto nos resultados da organização, impactos sociais ou impactos para a educação;

- Complexidade para a sua elaboração, envolvendo aspectos técnicos, de relacionamento com clientes, clima interno, e outros;

- Replicabilidade do trabalho.

A submissão deverá ser efetuada por meio de dois arquivos:

1º arquivo - Contendo o título do trabalho, nome completo do(s) autor(es), mencionando o cargo, empresa ou instituição/entidade, endereço, e-mail.

2º arquivo - Contendo o texto completo, sem identificação dos autores, com a seguinte estrutura básica:

TÍTULO DO RELATO (em português e inglês, em negrito e letras maiúsculas). Deve ser conciso em relação ao assunto do trabalho.

Resumo (máximo de 250 palavras) - Deve ser claro e conciso, contemplando uma descrição sintética de aspectos como:

a) o objetivo do trabalho;

b) como foi desenvolvido, com a sua aplicação ou aplicabilidade;

c) inovações incorporadas à organização em foco com o desenvolvimento do trabalho;

d) a complexidade inerente ao desenvolvimento, envolvendo pesquisas, disponibilização de recursos, negociações, aprovações, enfim, os desafios relevantes enfrentados durante o trabalho.

e) impactos resultantes, quanto a mudanças internas e externas, e o que é esperado com a continuidade, tais como repercussões econômicas e sociais, às partes interessadas.

Palavras-chaves (Indicar de três a cinco palavras-chaves).

Abstract (mesmo conteúdo do Resumo, porém em Inglês.

Keywords (palavras-chaves em Inglês).

Introdução

Este tópico destina-se a Indicar o objetivo e do que se trata o trabalho, se da melhoria de algo em andamento ou de um projeto a ser implementado, com relação a uma Oportunidade ou a um Problema, apontando os aspectos mais relevantes para a atenção do leitor. Espera-se encontrar, nesse trecho, argumentos que motivem os leitores a continuarem a leitura do relato.

Desenvolvimento do trabalho

Após a Introdução, apresentar o desenvolvimento do trabalho. Faculta-se aos autores a ordem de apresentação e denominação dos tópicos, desde que sigam estrutura lógica na abordagem de questões relativas a:

  • Método adotado;
  • Descrição da Organização, seus produtos e/ou serviços e o Mercado;
  • Diagnóstico da Situação;
  • Aporte Teórico para Apoio à Solução do Problema ou Aproveitamento da Oportunidade;
  • Solução proposta para o problema ou aproveitamento da oportunidade;
  • Expectativas quanto à viabilidade, inovação e criação de valor inerentes ao projeto.
  • Descrição da intervenção realizada;
  • Avaliação dos resultados já obtidos e esperados.

 

Contribuições e Considerações finais

Indicação dos aprendizados obtidos com o trabalho e as indicações de: inovações adotadas, impacto para a organização e/ou a comunidade, a complexidade enfrentada e a replicabilidade.

Referências e Fontes Consultadas

Devem constar o que foi utilizado como fontes bibliográficas e/ou de outras naturezas, nas citações ao longo do texto.

* Observação: Considera-se que um artigo tecnológico deve ser pautado pelo rigor científico, de modo que é requisito apresentar as bases teóricas e metodológicas que lhe dão suporte. Faculta-se a apresentação da fundamentação teórica em um ítem específico ou diluída ao longo dos tópicos do texto.

 

Artigos

O artigo corresponde a um trabalho de natureza acadêmica cujo objetivo é apresentar uma proposta de aplicação prática de uma teoria ou conceito, elaborado com fundamentação científica que respalda o seu desenvolvimento.

A submissão deverá ser efetuada por meio de dois arquivos:

1º arquivo - Contendo o texto completo, sem identificação dos autores, com a seguinte estrutura básica:

  • TÍTULO DO ARTIGO (em Português e Inglês, em negrito e letras maiúsculas)
  • Resumo (máximo de 250 palavras) - Deve ser claro e conciso, contendo:
  1. a) o objetivo do trabalho;
  2. b) como foi desenvolvido (procedimentos metodológicos);
  3. c) resultados obtidos;
  4. d) contribuições e conclusões.
  • Palavras-chaves (Indicar de três a cinco palavras-chaves).
  • Abstract (mesmo conteúdo do Resumo, porém em Inglês.
  • Keywords (palavras-chaves em Inglês).
  • Introdução – indicação do interesse no assunto, de onde surgiu, com a formulação da questão orientadora do seu desenvolvimento.
  • Fundamentação Teórica – apresentação da literatura em que a teoria ou o conceito se baseia, para a elaboração do seu constructo.
  • Metodologia –indicar o(s) método(s), qualitativo e/ou quantitativo, que foram utilizados.
  • Análise dos resultados – mostrar o que foi obtido com a pesquisa, que tenha relevância para a aplicação prática.
  • Conclusões ou Considerações Finais – apresentar as descobertas mais relevantes para responder à questão norteadora.

2º arquivo - Contendo o título do trabalho, nome completo do(s) autor(es), mencionando o cargo, empresa ou instituição/entidade, endereço, e-mail.

Relatos de Casos

Formato descontinuado nesta Revista.

Casos para Ensino

Formato descontinuado nesta Revista.

Ensaios

O ensaio científico é um gênero textual em que se apresentam e discutem de forma crítica modelos teóricos, conceituais e práticos encontrados em fontes bibliográficas publicadas por outros autores. O texto deve apresentar relevância  científica, ampliando o conhecimento teórico e difundindo suas aplicações efetivas no ambiente das organizações.

No ensaio, busca-se responder a um questionamento acerca de situações atuais e presentes nos debates teóricos e práticos. O caráter científico se configura pelo  discurso da descoberta da solução para o problema que pesquisa, complementado pelo ato de dar a conhecer a descoberta à comunidade científica. Esse discurso deve ser produzido sob a influência de experiências conhecidas pelo ensaísta, comparadas, apreciadas, julgadas e transmitidas aos leitores.

Obrigatoriamente, o ensaio deve ter relação com os temas de interesse da revista.

Estrutura do ensaio

Um ensaio tem três seções: introdução, fundamentação teórica e conclusão. Antes da introdução deve ser apresentado um resumo da argumentação feita no texto. O título e o resumo do trabalho já devem apresentar a ideia defendida.

Na introdução o autor apresenta a linha de argumentação que será seguida, esboçando como será a evolução do texto. Podem ser apresentadas, de modo sucinto, as contradições ou coerências existentes na literatura acerca do tema, chamando a atenção do leitor para o texto de revisão da literatura, que virá a seguir.

Na fundamentação teórica o autor expõe sua interpretação sobre as argumentações de outros autores. A flexibilidade admitida no posicionamento crítico do autor, contudo, não deve comprometer o rigor e a organização típicos de um texto científico.

conclusão deve trazer o fechamento das ideias, reforçando a tese defendida, o posicionamento pessoal do autor e o modelo (framework) eventualmente resultante, com uma discussão sobre as contribuições teóricas e aplicações práticas efetivas e potenciais.

Reflexões

Esta seção tem como objetivo apresentar reflexões de natureza teórico-prática e vivências de profissionais nos temas da revista. Por reflexões entende-se as avaliações e análises feitas sobre o comportamento e/ou resultados de teorias, métodos e conceitos aplicados à prática, de maneira a contribuir para novas práticas e motivar novas pesquisas.

Os textos deverão contemplar o seguinte conteúdo:

  1. a) a que veio a reflexão teórico-prática;
  2. b) a essência da teoria, do método, do conceito ou da experiência objeto da reflexão;
  3. c) o desenvolvimento da argumentação;
  4. d) as recomendações/sugestões.

Por experiências vividas é entendido tudo aquilo que foi proposto e realizado, independentemente do nível do sucesso alcançado, por executivos, gestores e empreendedores, que ajudem a entender as dimensões de soluções dadas a problemas e estratégias para aproveitamento de oportunidades.

Nesta seção podem ser incluídas discussões sem referencial teórico, representando visões, opiniões, entrevistas, etc., sempre focados no ambiente organizacional. Contudo, é imperativo citar fontes que tenham sido consultadas como referências para a argumentação.

O texto pode ser escrito pela própria pessoa que teve a experiência ou por um autor que obteve o depoimento de quem a vivenciou.

A curadoria desses textos é feita pelo corpo editorial da revista.

Nesta seção os textos devem ser compactos, com cerca de 1.500 palavras, no máximo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.