Desenvolvimento de Negócio com Promoção de Impacto Social para o Mercado de ERP

Autores

  • Daniel Ricardo de Araújo Braga Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Lilian Aparecida Pasquini Miguel Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

ERP, Sustentabilidade, impacto social, Modelo de Negócio

Resumo

O presente relato apresenta a proposta de desenvolver uma startup para atuar no setor de Tecnologia da Informação, com foco inicial na prestação de serviços de sustentação / suporte dos sistemas de gestão empresarial integrados denominados ERP - Enterprise Resourse Planning, fomentando o treinamento e capacitação dos jovens recém-saídos do Ensino Médio, por meio de um modelo de negócio sustentável, com estrema agilidade a um baixo custo, capaz de contribuir na formação educacional e profissional dos jovens que egressos, na microrregião de Barueri e municípios próximos. O impacto desse negócio é de médio prazo a partir da consolidação dos ciclos de treinamento e capacitação desses jovens. Esse impacto será traduzido na introdução dos jovens no mercado de trabalho e no desenvolvimento de talentos para o setor de TI – Tecnologia da Informação. Utilizam-se as premissas de Yunus (2010) para a criação de negócios com impacto social.

Palavras-chave: ERP. Sustentação. Impacto Social, Modelo de Negócio. Capacitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Hitt, M. A.; Ireland, R. D.; Hoskisson, R. E. (2008). Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Cengage Learning.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2022). Recuperado em 01 de Outubro de 2022 https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/pesquisa/13/78117

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2022). Recuperado em 02 de Outubro de 2022 https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html?=&t=series-historicas&utm_source=landing&utm_medium=explica&utm_campaign=desemprego

Johnson, G.; Scholes, K.; Whittington, R. (2007). Explorando a estratégia corporativa:

textos e casos. Porto Alegre: Bookman.

Johnson, M. W.; Kagermann, H.; Christensen, C. M. Reinvente seu modelo de

negócios. (2015). Harvard Business Review. Maio. Disponível em

http://hbrbr.uol.com.br/reinvente-seu-modelo-de-negocios/ >. Acesso em 1/dez/2016.

Marcondes, R.C.; Miguel, L.A. P.; Franklin, M.A., & Perez, G. (2017). Metodologia para

elaboração de trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade.

Meirelles, D. S. (2019). Business model and strategy: in search of dialog through value perspective. Revista de Administração Contemporânea, v. 23, n. 6, p. 786-806.

Meirelles, F. S. (2022). Uso de TI nas Empresas - Pesquisa Anual FGVcia. 33ª edição. 2022. www.fgv.br/cia/Pesquisa.

Osterwalder, A.; Pigneur, Y. (2011). Business model generation: inovação em modelos

de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta

Books.

Osterwalder, A.; Pigneur, Y; Bernarda, G.; Smith, A. (2015). Value proposition design: How to create products and services customers want. John Wiley & Sons.

Porter, M. (1985). Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior, p. 12. Rio de Janeiro: Campus

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (2019). Inovação: O que é uma startup.

Sinopse Estatística da Educação Básica 2021 - Inep/MEC (2021). Recuperado em 17 de Outubro de 2022, de https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados

Yunus, M. (2010). A Empresa Social – A nova dimensão do capitalismo para fazer face às necessidades mais prementes da humanidade. São Paulo: Presença

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

Braga, D. R. de A., & Miguel, L. A. P. (2024). Desenvolvimento de Negócio com Promoção de Impacto Social para o Mercado de ERP. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 12(4). Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17481

Edição

Seção

Relatos Tecnológicos