Grafite como Expressão de Arte na Paisagem Urbana
Palavras-chave:
espaço público, arte urbana e grafite.Resumo
Busca-se entendimento do processo de apropriação de território e da paisagem urbana pela arte experimental e de caráter social do grafite, tendo como ponto de partida suas incursões pela geografia das cidades contemporâneas. Dirigiu-se o olhar para as alterações da paisagem cultural da cidade de São Paulo pela inserção do grafite, especialmente a paisagem das áreas que envolvem espaços esquecidos, no sentido de captar e compreender a ação e o conceito relativos a essa expressiva arte de rua. Fez-se uma aproximação sobre o comportamento e os procedimentos das tribos urbanas para melhor compreender suas discussões sobre as diferentes condições de vida nas grandes cidades do capitalismo, sobre festas, encontros, viagens para reconhecimento e escolha dos locais para grafitar e o próprio ato lícito de experimentar o laboratório a céu aberto e de fazer a arte denotada como ilícita, porém explicitadora ocular das já quase invisíveis injustiças sociais. Os recursos pela cidade de São Paulo foram redescobrindo, redesenhando e recolorindo esses corajosos e inevitáveis atos de intervenção. http://mx.mackenzie.com.br/tede/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=1201&processar=ProcessarDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.