Turismo em Favelas: A Contribuição do Poder Público em Nova Brasília e no Morro da Providência
Palavras-chave:
slum, tourism, urbanizationResumo
O objetivo deste artigo é mostrar intervenções urbanísticas promovidas pelo governo, com a finalidade de promoção de atividades turísticas para duas favelas no Rio de Janeiro: Morro da Providência e Nova Brasília. A primeira está localizada na área central da cidade, e a outra, na periferia. A metodologia desta pesquisa foi baseada na bibliografia existente sobre as duas comunidades, incluindo os registros fotográficos das favelas, bem como a história e as características urbanas. Foi realizada uma pesquisa em arquivos, para encontrar os projetos de urbanismo, bem como visitas nas duas favelas. O Morro da Providência foi considerado um museu, pela sua importância histórica. As ruas estreitas da favela foram transformadas em caminhos marcados, onde os turistas podem caminhar, contemplar a paisagem e a vista da área central da cidade. Em Nova Brasília, o principal objetivo foi criar novos edifícios para atividades culturais. Foi construído um cinema 3D que atrai mais pessoas em cada tempo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.