Desenho, Estética e Anestesia (Do Corpo pela Arquitectura Contemporânea)
Palavras-chave:
Architecture, Design, Aesthetics, Body, ContemporaryResumo
As coisas mostram-se através de juízos, e fora da percepção não há consciência alguma do mundo dos objectos. Dado essa peculiaridade do saber o mundo, apesar de parecer ser o mesmo para todos, mostra-se diferentemente conforme o grau de diferenciação alcançado no olhar e o grau de concatenação conseguido através da aplicação dos conceitos como regularidades ordenadoras da multiplicidade manifesta aos sentidos. Através do acto cognitivo subjacente ao desenho, o arquitecto insere-se no contexto da realidade porque essa não é um pressuposto inalcançável, mas sim o resultado de uma dinâmica constitutiva que se renova a cada instante . Nessa inserção, esse homem não engendra apenas os conteúdos conceptuais da sua consciência, mas também a si mesmo como ser cognoscente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.