Avaliação e seleção de mancais aerostáticos para eixos-árvores de máquinas-ferramentas

Autores

  • Luiz Antonio Pinheiro Balestrero Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Este artigo apresenta as principais características dos mancais aerostáticos aplicados a eixos-árvores de máquinas-ferramentas e uma estratégia para a sua seleção. Uma síntese teórica do cálculo da rigidez no nariz do eixo-árvore foi desenvolvida e um estudo experimental foi realizado. Nele, as características da flexibilidade no nariz do eixo-árvore, em função da pressão de alimentação, diâmetro da árvore, distância entre os mancais e distância em balanço, foram analisadas e comparadas com a literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Pinheiro Balestrero, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (1997). Atualmente é professor adjunto1 da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Projeto Mecânico, com ênfase em Engenharia Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: mancais aerostáticos,construção de máquinas, máquinas ferramentas, desenho de elementos de máquinas.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Pinheiro Balestrero, L. A. (2014). Avaliação e seleção de mancais aerostáticos para eixos-árvores de máquinas-ferramentas. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 13(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/6454

Edição

Seção

Artigos