CIDADES INTELIGENTES NO ENSINO DE ENGENHARIA - O INÍCIO DA FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL CONSCIENTE E RESPONSÁVEL

Autores

  • Magda Aparecida Salgueiro Duro Universidade Presbiteriana Mackenzie https://orcid.org/
  • Renato Meneghetti Peres Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

O acolhimento ao aluno calouro é uma ação essencial em todos os cursos de ensi­no superior. Além do momento de adequação à nova instituição e da chegada a uma instituição de ensino superior, a percepção de falta de conexão com a carreira escolhi­da pode representar dificuldades no aprendizado e na adaptação e culminar com a evasão ainda nas primeiras etapas do curso. O Projeto Cidades Inteligentes, oferecido na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua não apenas com uma ação integradora ao novo ambiente estudantil e ao grupo discente, mas também como uma ação de formação e transformação do futuro profissional, a fim de torná-lo consciente e responsável. Desse modo, o discente compreende, desde o pri­meiro momento, o papel que exercerá como profissional na sociedade e verificará de que modo poderá contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população em diversas áreas ligadas à temática das cidades inteligentes. Vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e às suas respectivas metas, o Projeto Cidades Inteligentes promove um debate e apresenta ideias para a melhoria da qualidade de vida das pessoas nas cidades. Ao longo dos últimos dois anos, o projeto gerou 139 propostas, e algumas tornaram-se projetos desenvolvidos pelos corpos docente e discente da universidade e estão em fase de implantação em um município da Grande São Paulo.

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Biografia do Autor

Magda Aparecida Salgueiro Duro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Matemática e Engenheira Civil

Departamento - Engenharia Elétrica

Referências

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Salgueiro Duro, M. A., & Meneghetti Peres, R. (2023). CIDADES INTELIGENTES NO ENSINO DE ENGENHARIA - O INÍCIO DA FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL CONSCIENTE E RESPONSÁVEL . Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 23(1), 62–75. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/15662

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