PROGRAMA TRIATLO ACADÊMICO: ATIVIDADES COCURRICULARES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

  • Magda Aparecida Salgueiro Duro Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Celia Mendes Carvalho Lopes
  • Esleide Lopes Casella
  • Roberta Nunes Attili Franzin
  • Suelene Silva Piva
  • Silmara Alexandra da Silva Vicente
  • Rafaela Costa Martins de Mello Dourado
  • Antonio Carlos Rosal
  • Plácido de Jesus da Silva Leitão Junior
  • Gustavo Rocha da Silva

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Engajamento. Curricularização da extensão

Resumo

O ensino universitário pode ser pensado do ponto de vista de temporalidade, em que o referencial passado se remete à bagagem de conhecimento intelectual que o aluno carrega ao entrar na universidade; o presente, ao momento em que o aluno cursa o ensino superior; e o futuro, ao profissional generalista que precisa ser formado. Buscando inter-relacionar passado, presente e futuro, o programa Triatlo Acadêmico envolve ensino, pesquisa e extensão para alunos ingressantes na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sendo desenvolvido em três projetos com foco na formação básica dos alunos (Desafio Universitário), na formação do ensino superior relacionada aos componentes curriculares de física e cálculo (Você Sabe!?.) e na pesquisa para a solução de problemas relacionados às necessidades das pessoas nas cidades onde vivem, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Or­ganização das Nações Unidas e com um olhar para a Agenda 2030 (Cidades Inteligentes). Para que possa haver desenvolvimento de aspectos socioemocionais e tornar os cursos mais atrativos, integradores e inovadores, faz-se uso de metodologias ativas visando a uma aprendizagem transformadora. Na primeira edição de 2021, o programa contou com a participação de 384 alunos, o qual ofereceu a oportunidade de um relacionamento mais próximo com professores e colegas, e culminou com um melhor engajamento dos alunos nos cursos e no ambiente acadêmico. Esse programa permite trabalhar ações indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão, que definem o tripé universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Aparecida Salgueiro Duro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Matemática e Engenheira Civil

Departamento - Engenharia Elétrica

Referências

BASTOS, A. B. B. I. A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Psicólogo inFormação, v. 14, n. 14, p. 160-169, out. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsa¬lud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-88092010000100010. Acesso em: 8 dez. 2022.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Flip your classroom: reach every student in every class every day. Washington: International Society for Technology in Education, 2012.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Flip your students’ learning. Educational Leadership, v. 70, n. 6, p. 16-20, 2013.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019. Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=112681¬-rces002-19&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19 dez. 2021.

CLOSS, L. Q.; ANTONELLO, C. S. Teoria da aprendizagem transformadora: contribuições para uma educação gerencial voltada para a sustentabilidade. Revista de Administração Mackenzie, v. 15, n. 3, p. 221-252, 2014.

FALAQ, Y. Education of citizenship in higher education as a fortress of nation characters in facing era Society 5.0. Journal of Educational Sciences, v. 4, n. 4, p. 802-812, Oct. 2020.

FERREIRA, C. M.; SERPA, S. Society 5.0 and social development. Preprints.org, Nov. 2018. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/0f79/28aa4bb874e6c229a12d146790dabb221ae4.pdf. Acesso em: 19 dez. 2021.

FLORES, Ò.; DEL-ARCO, I.; SILVA, P. The flipped classroom model at the university: analy¬sis based on professors’ and students’ assessment in the educational field. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 13, n. 16, p. 1-12, Dec. 2016.

FREEMAN, S. et al. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. PNAS, v. 111, n. 23, p. 8410-8415, 2014.

HECKMAN, J. J.; KAUTZ, T. D. Hard evidence on soft skills. Labour Economics, v. 19, n. 4, p. 451-464, 2012.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/index.html. Acesso em: 19 dez. 2021.

MAZUR, E. Peer instruction: a user’s manual. New Jersey: Prentice Hall, 1997.

MIRKOUEI, A. et al. A pedagogical module framework to improve scaffolded active learning in manufacturing engineering education. Procedia Manufacturing, v. 5, p. 1128-1142, 2016.

NASCIMENTO, J. L.; FEITOSA, R. A. Active methodologies, focusing on teaching and le¬arning processes. Research Society and Development, v. 9, n. 9, p. e622997551, 2020.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. PISA 2015: draft collaborative problem solving framework. Paris: OECD, 2017.

PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. Sanare, v. 15, n. 2, p. 145-153, 2016.

SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, E.; MAFRA, J. F.; ROMÃO, J. E. (org.). Universidade popular: teorias, práticas e perspectivas. Brasília: Liber Livro, 2013.

ZAYAPRAGASSARAZAN, Z.; KUMAR, S. Active learning methods. NTTC Bulletin, v. 19, n. 1, p. 3-5, 2012.

Downloads

Publicado

2023-02-02

Como Citar

Salgueiro Duro, M. A., Mendes Carvalho Lopes, C., Lopes Casella , E., Nunes Attili Franzin, R., Silva Piva, S., da Silva Vicente, S. A., Costa Martins de Mello Dourado, R., Rosal , A. C., de Jesus da Silva Leitão Junior, P., & Rocha da Silva , G. (2023). PROGRAMA TRIATLO ACADÊMICO: ATIVIDADES COCURRICULARES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 22(1), 105–119. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/15047