ANÁLISE DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA IMPLANTAÇÃO DE FAIXAS EXCLUSIVAS DE ÔNIBUS EM GRANDES CENTROS URBANOS

Autores

  • Caio Lima Souza Canabrava Mota Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Felipe Domingues Falcão Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Lucas Cavallini de Queiroz Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Mayara Cizotto Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Priscilla Bernardi Longo Molento Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sergio Vicente Denser Pamboukian Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Faixa exclusiva de ônibus. Simulação. Transporte coletivo.

Resumo

As distâncias entre origem e destino em grandes centros urbanos vêm aumentando consideravelmente com o passar dos anos, e como principal consequência tem-se o trânsito cada vez mais caótico. Como tentativa de melhorar a mobilidade urbana, tem-se optado pelo incentivo ao transporte coletivo por meio de medidas como implantação de corredores ou faixas exclusivas de ônibus nas principais vias da cidade. Nesse contexto, o presente artigo examina os aspectos positivos e negativos da implantação de uma faixa exclusiva de ônibus. Um estudo de caso é realizado por microssimulação para a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, localizada na zona sul da cidade de São Paulo. As informações foram coletadas em campo e a análise de algumas características, como volume de veículos e nível de serviço, com e sem a implantação da faixa exclusiva de ônibus, foi feita por meio de simulação computacional. A partir dos dados obtidos pela simulação, chegou-se à conclusão de que a implantação de uma faixa exclusiva de ônibus é viável, visto que os resultados mostram pequeno aumento nas filas e o nível de serviço se mantém constante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO Nacional das Empresas de Transporte Urbano. Faixas exclusivas de ônibus urbano. Brasília, D F: NTU, 2013. Disponível em: http://www.fetranspordocs.com.br/downloads/29FaixasExclusivasOnibus.pdf. Acesso em: 22 mar. 2017.

ASSOCIAÇÃO Nacional de Transporte Público (ANTP). Sistema de Informações da Mobilidade Urbana da Associação Nacional de Transporte Público – Simob/ANTP: Relatório geral 2016. São Paulo: ANTP, 2018. Disponível em: http://files.antp.org.br/simob/simob-2016-v6.pdf. Acesso em: 5 ago. 2019.

DEPARTAMENTO Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Manual de Estudos de Tráfego. Publicação IPR – 723. Rio de Janeiro: D NIT, 2006. Disponível em: http://www1.dnit.gov.br/arquivos_internet/ipr/ipr_new/manuais/manual_estudos_trafego.pdf. Acesso em: 18 fev. 2017.

ECCEL, R. A. L. Prioridade semafórica para transporte coletivo por ônibus: simulação dos corredores centro-norte da cidade de Joinville. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes e Logística) – Universidade Federal Santa Catarina, Joinville, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/157268. Acesso em: 13 fev. 2017.

EMBARQ. Global BRT. 2019. D isponível em: http://brtdata.org/location/latin_america/brazil. Acesso em: 5 ago. 2019.

MAPA das faixas e corredores de ônibus de SP. Mobilize, 2014. D isponível em: http://www.mobilize.org.br/mapas/70/mapa-das-faixas-e-corredores-de-onibus-de-sp.html. Acesso em: 1º mar. 2017.

SILVA, C. A. M. da. Análise de corredores prioritários ao ônibus: panorama mundial, clusterização, seleção de variáveis relevantes e relação entre variáveis. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/118857. Acesso em: 6 fev. 2017.

SOUSA, V. V.; AZEVEDO FILHO, M. A. N; CUNTO, F. J. C. Análise do desempenho operacional de sistemas de transporte público urbano por ônibus com o uso da simulação microscópica. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM TRANSPORTE DA ANPET, 29., 2015, Ouro Preto. Anais [...] Ouro Preto: ANPET, 2015. p. 1-4. Disponível em: http://www.anpet.org.br/xxixanpet/anais/documents/RT907.pdf. Acesso em: 20 fev. 2017.

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

Mota, C. L. S. C., Falcão, F. D., Queiroz, L. C. de, Cizotto, M., Molento, P. B. L., & Pamboukian, S. V. D. (2019). ANÁLISE DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA IMPLANTAÇÃO DE FAIXAS EXCLUSIVAS DE ÔNIBUS EM GRANDES CENTROS URBANOS. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 19(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/11001

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2