ANÁLISE DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA IMPLANTAÇÃO DE FAIXAS EXCLUSIVAS DE ÔNIBUS EM GRANDES CENTROS URBANOS

Autores

  • Caio Lima Souza Canabrava Mota Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Felipe Domingues Falcão Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Lucas Cavallini de Queiroz Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Mayara Cizotto Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Priscilla Bernardi Longo Molento Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sergio Vicente Denser Pamboukian Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Faixa exclusiva de ônibus. Simulação. Transporte coletivo.

Resumo

As distâncias entre origem e destino em grandes centros urbanos vêm aumentando consideravelmente com o passar dos anos, e como principal consequência tem-se o trânsito cada vez mais caótico. Como tentativa de melhorar a mobilidade urbana, tem-se optado pelo incentivo ao transporte coletivo por meio de medidas como implantação de corredores ou faixas exclusivas de ônibus nas principais vias da cidade. Nesse contexto, o presente artigo examina os aspectos positivos e negativos da implantação de uma faixa exclusiva de ônibus. Um estudo de caso é realizado por microssimulação para a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, localizada na zona sul da cidade de São Paulo. As informações foram coletadas em campo e a análise de algumas características, como volume de veículos e nível de serviço, com e sem a implantação da faixa exclusiva de ônibus, foi feita por meio de simulação computacional. A partir dos dados obtidos pela simulação, chegou-se à conclusão de que a implantação de uma faixa exclusiva de ônibus é viável, visto que os resultados mostram pequeno aumento nas filas e o nível de serviço se mantém constante.

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Referências

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

Mota, C. L. S. C., Falcão, F. D., Queiroz, L. C. de, Cizotto, M., Molento, P. B. L., & Pamboukian, S. V. D. (2019). ANÁLISE DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA IMPLANTAÇÃO DE FAIXAS EXCLUSIVAS DE ÔNIBUS EM GRANDES CENTROS URBANOS. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 19(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/11001

Edição

Seção

Artigos