ANÁLISE DOS RECURSOS FÍSICOS E MATERIAIS ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS EM ILHÉUS,BA

Autores

  • Noilma Regina Souza Novais Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Departamento de Saúde
  • Marco Aurelio Avila Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Departamento de Saúde

Resumo

A Educação Física como componente curricular obrigatório da Educação Básica necessita de espaços e materiais adequados para realizar suas atividades. Assim, o objetivo neste estudo foi analisar os recursos físicos e materiais utilizados nas aulas de Educação Física em 16 escolas públicas estaduais da zona urbana do município de Ilhéus, na Bahia. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória. A técnica de investigação adotada foi a observação sistemática, em que o instrumento empregado foi um diário de campo criado para registrar as observações realizadas. De modo geral, tanto a quantidade quanto a qualidade dos espaços e materiais foram considerados insuficientes e/ou precários nas escolas públicas estaduais da zona urbana de Ilhéus. Constatou-se que a falta e/ou a insuficiente quantidade desses recursos, indispensáveis às aulas de Educação Física, ocasiona transtornos ao cotidiano escolar, limitando a práxis do professor que tende a ajustar e adaptar seu planejamento, provocando insatisfação com o ambiente de trabalho e, consequentemente, restringindo o aluno a determinadas práticas corporais e esportivas. A Escola Pública não pode ser deixada ao acaso. Ela precisa ser entendida como instituição educacional que prima pela qualidade de ensino dos educandos, em detrimento da quantidade dos recursos encontrados.

Palavras-chave: recursos físicos; materiais; Educação Física escolar.

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Publicado

2017-10-08

Como Citar

Novais, N. R. S., & Avila, M. A. (2017). ANÁLISE DOS RECURSOS FÍSICOS E MATERIAIS ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS EM ILHÉUS,BA. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 14(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/6460