Jogos reduzidos no handebol: efeitos na percepção subjetiva de esforço

Autores

  • Filipe Manuel Clemente
  • Rúben Filipe Rocha
  • António Miranda Escola Secundária de Avelar Brotero, Coimbra, Portugal
  • Rui Sousa Mendes

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar os efeitos da variável espaço de prática na percepção subjetiva de esforço dos alunos em jogos reduzidos de handebol. Participaram no estudo oito alunos do gênero feminino (15 ± 0,0 anos de idade) e oito alunos do gênero masculino (18,25 ± 1,04 anos de idade). Os resultados demonstram uma tendência para que as formas de jogo mais reduzidas praticadas em espaços superiores se repercutam no incremento da perceção subjetiva de esforço. Concluiu-se que os constrangimentos da tarefa relacionados com o espaço de prática e número de jogadores influenciam a perceção subjetiva de esforço relativamente à prática.

 

Palavras-chave: Educação Física; constrangimentos da tarefa; percepção subjetiva de esforço.

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Biografia do Autor

Filipe Manuel Clemente



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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Clemente, F. M., Rocha, R. F., Miranda, A., & Mendes, R. S. (2014). Jogos reduzidos no handebol: efeitos na percepção subjetiva de esforço. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 13(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5341