Jogos cooperativos nas aulas de educação física: o envolvimento dos alunos

Autores

  • Zípora de Almeida e Costa Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O jogo cooperativo é uma estratégia de ensino utilizada pelos professores nas aulas de Educação Física. O objetivo deste estudo foi analisar o envolvimento dos alunos num projeto que utiliza o jogo cooperativo como estratégia para estimular a internalização de atitudes cooperativas. Para realizar o presente estudo adotamos abordagem qualitativa de pesquisa, sendo realizado um estudo descritivo, com a aplicação de intervenção pedagógica a um grupo de 30 crianças de uma turma do 4o ano (3a série) do Ensino Fundamental que estudam em escola pública localizada na cidade de São Paulo. Foram realizados jogos cooperativos e competitivos, ao final de cada jogo os alunos discutiam e faziam uma reflexão sobre a participação no jogo. Ao final desse período da aplicação do projeto foi possível observar que os alunos se envolveram nas atividades realizadas, entenderam o conceito de cooperação e sua importância dentro da escola e em sua vida social. Dessa maneira, verifica-se que os jogos cooperativos podem ser uma ferramenta para o trabalho com a dimensão atitudinal dos conteúdos, sem que se adote um modelo dogmático de trabalho.

 

Palavras-chave: educação física escolar; jogos cooperativos; conteúdos atitudinais.

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Publicado

2014-09-15

Como Citar

Costa, Z. de A. e, & Freire, E. dos S. (2014). Jogos cooperativos nas aulas de educação física: o envolvimento dos alunos. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 13(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4559