Resultados esportivos no escalão junior e desempenhos obtidos na etapa de rendimentos máximos. Uma análise sobre a carreira dos tenistas top 100.

Autores

  • Caio Correa Cortela Federação Paranaense de Tênis - FPT. Meta Escola de Tênis
  • Manuel João Coelho e Silva Universidade de Coimbra
  • Juan Pedro Fuentes García Universidade de Extremadura
  • Debora Navarro Rocha Cortela Meta Escola de Tênis
  • Marcelo Nolf Brandão Universidade de Coimbra

Resumo

 

 

O presente estudo examinou a interdependência que se estabelece entre o sucesso esportivo no escalão júnior e os desempenhos alcançados na etapa de rendimentos máximos. Para isso, foram produzidas estatísticas de tendência central, de dispersão e correlações de Pearson sobre as variáveis selecionadas. Os resultados apontaram que a idade de entrada no Top 400 poderá ser utilizada como um importante instrumento no prognóstico do desempenho esportivo. Mais além, observou-se que a melhor classificação no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) ao final da época juniores demonstrou ser um melhor indicador do verdadeiro potencial do atleta, do que a melhor classificação no ranking do Circuito Juniores da Federação Internacional de Tênis (ITFJC).

 

Palavras-chave: tênis; competição; percurso esportivo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Correa Cortela, Federação Paranaense de Tênis - FPT. Meta Escola de Tênis

Caio Correa Cortela, Mestre. Diretor Técnico da Federação Paranaense de Tênis.

Manuel João Coelho e Silva, Universidade de Coimbra

Manuel João Coelho e Silva, Doutor. Professor Associado da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, nos programas de licenciatura, mestrado e doutorado.

Juan Pedro Fuentes García, Universidade de Extremadura

Juan Pedro Fuentes García, Doutor.

Debora Navarro Rocha Cortela, Meta Escola de Tênis

Débora Navarro Rocha, Mestranda.

Meta Escola de Tênis

Marcelo Nolf Brandão, Universidade de Coimbra

Mestrando na Universidade de Coimbra

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

Cortela, C. C., Coelho e Silva, M. J., Fuentes García, J. P., Cortela, D. N. R., & Brandão, M. N. (2012). Resultados esportivos no escalão junior e desempenhos obtidos na etapa de rendimentos máximos. Uma análise sobre a carreira dos tenistas top 100. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2859