A Importância da Visão Baseada em Recursos na Explicação da Vantagem Competitiva

Autores

  • Jucélio Kretzer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Emílio Araújo Menezes Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O artigo revela as implicações teóricas da Visão Baseada em Recursos para o entendimento da vantagem competitiva da firma. A versão dominante, na análise da vantagem competitiva, é representada por autores ligados à Economia Organizacional, que explica as diferenças (heterogeneidade) entre as firmas focalizando aspectos comportamentais (modos de organização dos recursos únicos, essenciais). Essa abordagem assume importância à medida que avança sobre a análise da vantagem competitiva posicional baseada no desempenho, em termos de eficiência e eficácia. A noção de sustentabilidade da vantagem competitiva implica heterogeneidade baseada em condições que garantam que a firma retenha os recursos específicos ou difíceis de serem transferidos (imitados) – uma vantagem competitiva dependente das restrições complexas e tácitas dos mecanismos de proteção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucélio Kretzer, Universidade Federal de Santa Catarina

Economista e Doutor em Engenharia de Produção – Programa de Pós-Graduação de Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEP/UFSC).

Emílio Araújo Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina

Economista e Doutor em Administração de Empresas – Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EASP/FGV).

Downloads

Publicado

2009-06-26

Como Citar

Kretzer, J., & Menezes, E. A. (2009). A Importância da Visão Baseada em Recursos na Explicação da Vantagem Competitiva. Revista De Economia Mackenzie, 4(4). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/790

Edição

Seção

Artigos