A Transição Demográfica Paulista: Cinco Décadas de Mudanças (1970-2022)
Resumo
O presente estudo propõe apresentar os indicadores demográficos do estado de São Paulo relativos aos Censos de 1970, 1980, 1991, 2000, 2010 e 2022, com fito de evidenciar os conceitos e as formas de cálculo desses indicadores, e sua interpretação. Os indicadores utilizados foram: razão de dependência total, razão de dependência jovem, razão de dependência idoso, índice de envelhecimento, razão de sexo, idade mediana e idade média. Esses indicadores revelam as mudanças na estrutura etária da população e a transição demográfica do estado nas últimas cinco décadas. Os indicadores em tela são imprescindíveis para entender as mudanças ocasionadas pelas mudanças ocorridas na estrutura etária da população e a transição demográfica do estado no tempo proposto de estudo e também as possibilidades de se obter valiosas contribuições no que tange a sustentabilidade econômica e social do estado em questão. Permitindo assim desenvolvimento de políticas públicas adequadas que deem conta das necessidades futuras da população paulistana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Alderir da Silva, Maria de Fatima de Souza, Kaline Stephania Costa Lopes, Thiago Geovane Pereira Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.









