O Conceito de Empresa na Teoria Econômica: Uma Revisão das Principais Contribuições

Auteurs

  • José Caio Racy Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Álvaro Alves de Moura Jr. Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Paulo Rogério Scarano Universidade Presbiteriana Mackenzie

Résumé

O objetivo do presente trabalho é identificar a evolução do conceito de empresa na teoria econômica. Nesse sentido, retoma-se o conceito original de empresa como unidade econômica, cujo objetivo é alocar racionalmente os fatores de produção de modo a maximizar os lucros. Tal visão era coerente com as primeiras etapas da Revolução Industrial, quando prevalecia um grande número de pequenas empresas que operavam em um mercado menos concentrado. A nova dinâmica de crescimento da estrutura industrial, ocorrida a partir do final do século XIX, caracterizada pelas grandes sociedades anônimas e intensificada pelos processos de fusões e incorporações, modificou profundamente a visão do conceito de empresa e de empresário na teoria econômica. As empresas, para manter seu

 

 

market share e garantir sua sobrevivência, passam a ser vistas como centros difusores de ondas de destruição criativa. Onde havia a possibilidade técnica de exploração de ganhos de escala, surgiram grandes conglomerados verticalmente integrados em suas cadeias produtivas, que operavam nos grandes mercados. Essa verticalização passou a exigir uma tecnoestrutura empresarial especializada e assalariada. Desse modo, a dinâmica inovativa associada à ciência acelerou o processo de desenvolvimento tecnológico, afetando o próprio conceito de empresário.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

José Caio Racy, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Álvaro Alves de Moura Jr., Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Paulo Rogério Scarano, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Téléchargements

Publiée

2009-06-25

Comment citer

Racy, J. C., Alves de Moura Jr., Álvaro, & Scarano, P. R. (2009). O Conceito de Empresa na Teoria Econômica: Uma Revisão das Principais Contribuições. Revista De Economia Mackenzie, 3(3). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/780

Numéro

Rubrique

Artigos