Decomposição dos Ciclos do PIB Brasileiro

Auteurs

  • Celso de Campos Toledo Neto
  • Eraldo Genin Fiori Universidade Presbiteriana Mackenzie

Résumé

O artigo aplica uma abordagem estrutural para isolar o “hiato do produto”. A aplicação de uma metodologia de ontabilidade de ciclos permite segmentar as flutuações da produção industrial brasileira originadas em choques de produtividade e choques que distorcem as escolhas das famílias entre trabalho e consumo. Esta decomposição estrutural permite definir uma medida de produto potencial mais afinada com a teoria econômica. Verificou-se que a maior parte das flutuações cíclicas do produto industrial deve-se a choques de produtividade. Se isso procede, o “hiato do produto” medido por meio de filtros contém, na verdade, variações do produto potencial. Consequentemente, a política monetária pode estar sendo calibrada de forma perversa. A mudança metodológica afeta sensivelmente os resultados relevantes do modelo de metas de inflação. Em particular, o efeito do juro real sobre o “hiato do produto” medido dessa forma é significativamente menor do que o medido de forma convencional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Celso de Campos Toledo Neto

Doutor em Economia pela Faculdade de Administração,

Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Graduado em Economia pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Téléchargements

Comment citer

Neto, C. de C. T., & Fiori, E. G. (2009). Decomposição dos Ciclos do PIB Brasileiro. Revista De Economia Mackenzie, 7(1). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/506

Numéro

Rubrique

Artigos