Determinação e indeterminação do efeito das classes econômicas na alimentação e no consumo de queijos
Résumé
Resumo
O presente trabalho parte das reflexões propostas por Pierre Bourdieu (2006) e Zigmut Bauman que opõe, respectivamente, uma concepção moderna e pós-moderna sobre a temática do consumo. Seu objetivo é analisar os graus de diferenciação social a partir de alguns ritos alimentares e da inserção do queijo na alimentação. A pesquisa junto aos consumidores foi realizada através de aplicações de questionário fechado nos Mercados Municipais da Cantareira, Lapa, Santo Amaro, localizados na cidade de São Paulo, além de algumas empreendidas em redes sociais ampliadas. Destacam-se, como resultados, as representações sócio-culturais legítimas sobre as particularidades e qualidade do produto tendo como variável dependente a classe econômica de pertencimento do consumidor. Procura-se estabelecer as diferenças que explicitam as distinções em termos de capital econômico, social e cultural demonstrando-se efeitos da globalização na alimentação como constrangimento e o deslocamento de estilos de vida para o ambiente doméstico, o que invalida as reflexões de Bauman. Observa-se que ainda que o consumo deste produto dependa da renda, as noções de qualidade singulares mostram serem inversas à pirâmide social e, fundamentalmente dependem do capital cultural e social, destacando-se as Classes B e C. Isto valida a estrutura de posições e disposições em torno da relação alimentação-alimento como qualidade do queijo, segundo Bourdieu. Esta conclusão confirma os atuais dispositivos dominantes do mercado queijeiro em torno da qualidade, condizente com o consumo legítimo pela Classe A e as potencialidades de ampliação das concepções de qualidade no mercado pelas Classes B e C.
Palavras-chave: consumo, queijo, diferenciação social, qualidade
Abstract
The present paper starts upon the reflections proposed by Pierre Bourdieu (2006) and Zigmut Bauman (1999) that opposes, respectively, modern and after-modern conception on consumption thematic. Its objective is to analyze the degrees of social differentiation from some alimentary rites and insertion of cheese in feeding. The empirical research next consumers was carried through applications of closed questionnaire in Municipal Markets of Cantareira, Lapa and Santo Amaro, located en São Paulo city, beyond some undertaken in extended social nets. As results, its is distinguished the legitimate partner-cultural representations on the particularities and quality of the product considered as dependent variable the economic class of the consumer. It intends to establish the differences that show distinctions in terms of economic, cultural and social capital, demonstrating effect of the globalization in feeding as constraints and the displacement of styles of life to domestic environment, what invalidates the Bauman reflections. It is observed that, despite the consumption of this product depends on income, the singularities of quality show to be inverse to social pyramid and, basically, depend on cultural and social capital, being distinguished B and C classes. This validate the structure of position and dispositions over the relation feeding-food about quality of cheese according to Bourdieu. This conclusion confirms the current dominant devices of cheese market around quality, according to legitimate consumption by Class A and the potentialities of magnifying of the conceptions of quality in this market by B and C Classes.
Key-words: consumption, cheese, social differentiation, quality
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