O impacto do gasto público desagregado sobre o crescimento econômico: uma análise para os estados brasileiros entre 2002 e 2018
Résumé
O objetivo deste estudo é mensurar o impacto do gasto público desagregado sobre o crescimento econômico per capita dos estados brasileiros entre 2002-2018. Para isso, foram estimados modelos para dados em painel dinâmico considerando os gastos por categoria econômica e funcional. Para os gastos por categoria econômica, testes de linearidade sugerem a utilização de um modelo com kink para descrever a relação entre estes gastos e o crescimento econômico per capita dos estados. Os valores do kink estimados para as variáveis threshold gasto corrente/gasto total e gasto de capital/gasto total, foram de 84,81% e 9,70%, respectivamente, e sugerem impactos assimétricos destes gastos sobre o crescimento econômico per capita dos estados, ao redor deste limite. Para os gastos por função, os resultados mostram que gastos com legislativo, judiciário, administração, educação e transporte tem efeitos positivos sobre o crescimento econômico per capita dos estados.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Luciana Maria da Silva, Rodolfo Herald da Costa Campos 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Le droit d'auteur des articles publiés dans Revista de Economia Mackenzie appartient aux auteurs, qui accordent à l'Universidade Presbiteriana Mackenzie les droits exclusifs de publier le contenu. La reproduction totale ou partielle est interdite sans l'autorisation préalable du comité éditorial, sauf autorisation préalable.Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.








