INVESTIMENTO ESTRANGEIRO DIRETO, LIBERDADE ECONÔMICA E CRESCIMENTO: EVIDÊNCIAS DE PAÍSES DESENVOLVIDOS E EM DESENVOLVIMENTO
Résumé
Este trabalho visa analisar a relação entre IED, liberdade econômica e de taxa de crescimento para dois grupos de países: desenvolvidos (OCDE) e em desenvolvimento (ALC), no período entre 1980 e 2008. Para alcançar os objetivos será utilizado o procedimento de dados em painel dinâmico. Os resultados revelam que a relação entre IED e crescimento econômico dos países é condicionada ao nível de liberdade econômica dos respectivos, isso sugere que países que ampliam o grau de liberdade econômica ganham com a presença das firmas multinacionais.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur des articles publiés dans Revista de Economia Mackenzie appartient aux auteurs, qui accordent à l'Universidade Presbiteriana Mackenzie les droits exclusifs de publier le contenu. La reproduction totale ou partielle est interdite sans l'autorisation préalable du comité éditorial, sauf autorisation préalable.Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista de Economia Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto quando previamente autorizado.