Emerging Markets in the International Monetary Fund: A Proposition of a New Quota-Formula

Autores/as

  • Fernando Ribeiro Leite Neto Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumen

O artigo propõe uma nova fórmula para o cálculo das quotas dos países-membros do Fundo Monetário Internacional. Quotas são relevantes pois o número de votos de cada país é majoritariamente definido por sua quota. A fórmula proposta inclui PIB medido em Paridade do Poder de Compra (PPC) como a variável mais relevante; desvio padrão da média de 12 anos dos resultados em conta corrente do Balanço de Pagamentos e estoque de reservas internacionais. Resultados indicam que a participação dos países desenvolvidos no total de quotas e de votos cairia. As participações relativas dos principais mercados emergentes seriam substancialmente elevadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Ribeiro Leite Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor na Faculdade de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Publicado

2009-06-26

Cómo citar

Leite Neto, F. R. (2009). Emerging Markets in the International Monetary Fund: A Proposition of a New Quota-Formula. Revista De Economia Mackenzie, 4(4). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/789

Número

Sección

Artigos