O Conceito de Empresa na Teoria Econômica: Uma Revisão das Principais Contribuições
Resumen
O objetivo do presente trabalho é identificar a evolução do conceito de empresa na teoria econômica. Nesse sentido, retoma-se o conceito original de empresa como unidade econômica, cujo objetivo é alocar racionalmente os fatores de produção de modo a maximizar os lucros. Tal visão era coerente com as primeiras etapas da Revolução Industrial, quando prevalecia um grande número de pequenas empresas que operavam em um mercado menos concentrado. A nova dinâmica de crescimento da estrutura industrial, ocorrida a partir do final do século XIX, caracterizada pelas grandes sociedades anônimas e intensificada pelos processos de fusões e incorporações, modificou profundamente a visão do conceito de empresa e de empresário na teoria econômica. As empresas, para manter seu
market share e garantir sua sobrevivência, passam a ser vistas como centros difusores de ondas de destruição criativa. Onde havia a possibilidade técnica de exploração de ganhos de escala, surgiram grandes conglomerados verticalmente integrados em suas cadeias produtivas, que operavam nos grandes mercados. Essa verticalização passou a exigir uma tecnoestrutura empresarial especializada e assalariada. Desse modo, a dinâmica inovativa associada à ciência acelerou o processo de desenvolvimento tecnológico, afetando o próprio conceito de empresário.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Revista de Economia Mackenzie pertenecen a los autores, los cuales otorgan a la Universidade Presbiteriana Mackenzie los derechos exclusivos para publicar el contenido. La reproducción total o parcial está prohibida sin la debida autorización del Comité Editorial, excepto cuando se haya autorizado previamente.