Análise da Causalidade dos Homicídios em Sergipe sob a Ótica da Economia do Crime no Período 2007-2010

Autores/as

  • Marco Antonio Jorge Universidade Federal de Sergipe

Resumen

O trabalho tem como objetivo geral analisar as causas da dinâmica dos homicídios no estado de Sergipe entre 2007 e 2010. Para tanto, está estruturado em três seções além da introdução: na primeira, são discutidas as contribuições da economia para a compreensão da criminalidade, suas ligações com ciências correlatas e uma análise da relação entre a disponibilidade de armas de fogo e a criminalidade no Brasil. Na seção seguinte, analisam-se os procedimentos metodológicos adotados para o tratamento empírico dos dados, os resultados encontrados e suas principais implicações para políticas públicas. Por fim, são sumariadas as principais conclusões do trabalho, dentre as quais a de que o efetivo policial de fato contribui para a redução dos homicídios no estado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marco Antonio Jorge, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1989), Mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994) e Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2000). Atualmente é professor associado do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe. Tem pesquisado nas áreas de Economia do Trabalho, Indicadores de Desenvolvimento e Economia do Crime.

Publicado

2015-02-05

Cómo citar

Jorge, M. A. (2015). Análise da Causalidade dos Homicídios em Sergipe sob a Ótica da Economia do Crime no Período 2007-2010. Revista De Economia Mackenzie, 11(3). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/7783

Número

Sección

Artigos