Determinantes das exportações estaduais brasileiras no setor têxtil e de confecções no comércio bilateral com a China

Autores/as

  • Gabriela Carine Brito Costa Mestranda em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – PPGECON da Universidade Federal de Pernambuco. Campus Acadêmico do Agreste.
  • Monaliza de Oliveira Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

Resumen

O estudo analisou os determinantes das exportações brasileiras do setor têxtil e de confecções para a China, por estado, no período de 2002 a 2017, utilizando um painel dinâmico através do Método dos Momentos Generalizados (GMM). As principais variáveis consideradas foram renda externa, PIB estadual e taxa de câmbio real, todas ponderadas pelo peso do comércio bilateral de têxteis de cada estado brasileiro com a China. Os resultados apontaram que as exportações de têxteis dos estados brasileiros para China são determinados pela renda externa, o PIB da China (lado da demanda), e pelo PIB estadual (lado da oferta). A China tem se tornado nos últimos anos um dos maiores parceiros comerciais do Brasil e é o principal parceiro comercial no setor têxtil e de confecções. Os estados brasileiros podem criar dinamismos no comércio internacional, independente da estrutura federal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Carine Brito Costa, Mestranda em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – PPGECON da Universidade Federal de Pernambuco. Campus Acadêmico do Agreste.

Mestranda em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia – PPGECON da Universidade Federal de Pernambuco. Campus Acadêmico do Agreste.

Publicado

2023-01-23

Cómo citar

Brito Costa, G. C., & de Oliveira Ferreira, M. (2023). Determinantes das exportações estaduais brasileiras no setor têxtil e de confecções no comércio bilateral com a China. Revista De Economia Mackenzie, 19(2), 39–54. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/14711

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a