Algumas Considerações Sobre o Mercado de Taxa de Juros Brasileiro

Autores

  • Rodrigo Cabral Tesouro Nacional

Resumo

A questão da existência e magnitude de prêmios de risco na estrutura a termo das taxas de juros brasileiras não é muito clara, reforçada pelo fato de esse mercado ainda ser incipiente. Há alguns anos, o Banco Central decidiu criar um sistema para medir as expectativas dos agentes quanto à evolução da economia (inclusive as taxas de juros) e subsidiar o sistema de metas de inflação; entretanto, não sabemos se esse sistema representa de fato as expectativas reais do mercado. Essas são algumas das motivações para este artigo, juntamente com questões sobre a relação entre o mercado futuro e essas expectativas coletadas, sobre o prêmio dos títulos públicos e a relevância dessas questões para a administração da dívida pública. Como contribuições principais, trazemos uma medida da estrutura a termo do prêmio de risco de taxa de juros no mercado brasileiro, por meio da utilização do filtro de Kalman, e uma estimação das expectativas dos agentes. Além disso, investigamos as expectativas coletadas pelo Banco Central, avançamos na questão dos determinantes do prêmio de taxa de juros e na identificação e mensuração do prêmio governo, além de outros tópicos menores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Cabral, Tesouro Nacional

Coordenador de Planejamento Estratégico da Dívida Pública do Tesouro Nacional. Físico, Mestre e Doutor em Economia pela Universidade de Brasília. Professor associado do programa de Mestrado em Gestão Econômica de Negócios da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2009-06-26

Como Citar

Cabral, R. (2009). Algumas Considerações Sobre o Mercado de Taxa de Juros Brasileiro. Revista De Economia Mackenzie, 5(5). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/795

Edição

Seção

Artigos