Valorização dos Bens Culturais: uma interpretação através da hipótese autorreferencial de Keynes

Authors

  • Diego Gonçalves Favorato Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo)
  • Filipe de Castro Vieira UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
  • Arthur Osvaldo Colombo UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Keywords:

Bens Culturais. Economia da Cultura. Habitus. Hipótese autorreferencial. Valor.

Abstract

The purpose of this article is to raise an interpretation about determining the value of cultural goods. The theory of value has always sought to determine what would define the value of a good. Roughly speaking, in the classics, the value comes from the labor, while for the neoclassicals the value is acquired through utility. However, a painting, for example, does not have its value determined by the time of labor inserted in its production and it is also not a homogeneous good due to not have its value determined through utility. Thus, it was concluded that cultural goods acquire a symbolic dimension that is linked to the class habitus, through social constructions and the value of these goods can be determined by the self-referential hypothesis: it will be endorsed by the social conventions of the market itself, that is, the value of a cultural good is defined within the field of production itself and is characterized by randomness.

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Author Biographies

Diego Gonçalves Favorato, Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo)

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), bolsista - Capes. Graduado em Economia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi bolsista de Iniciação Científica Capes/CNPq. Foi integrante do grupo de pesquisa no CNPq- LPDT- Laboratório de Pesquisa em Desenvolvimento territorial/UFRRJ. Atualmente está como Analista de Inteligência de Mercado - Business Intelligence, com grande experiência em análise de dados estatísticos e no software TABLEAU.

Filipe de Castro Vieira, UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Indústria e da Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Possui graduação em Economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestrado em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (PPGE/UFF). É membro do Núcleo de Estudos em Economia e Sociedade Brasileira (NEB/UFF) e do Observatório do Sistema Financeiro (OSF/UFRJ). Atua nas áreas: Financiamento do Desenvolvimento e Sistema Financeiro e Bancário.

Arthur Osvaldo Colombo, UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Doutorando em Economia pelo programa de pós-graduação em Economia da Indústria e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Bolsa a Iniciação Científica e Tecnológica Institucional - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (PIBIC-FAPEMIG). Foi bolsista durante o mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Tem como principal linha de pesquisa a área de Indústria e Inovação, atuando especialmente na temática da desindustrialização no Brasil.

References

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Published

2021-12-14

How to Cite

Favorato, D. G., Vieira, F. de C., & Colombo, A. O. (2021). Valorização dos Bens Culturais: uma interpretação através da hipótese autorreferencial de Keynes. Revista De Economia Mackenzie, 18(2), 193–210. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/14373

Issue

Section

Artigos