O PAPEL DAS ARMAS NOS HOMICÍDIOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Abstract
O objetivo do artigo é investigar empiricamente a possível relação entre a disponibilidade de armas de fogo e homicídios com este instrumento na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A análise é realizada com dados em painel para os 39 municípios da RMSP no período de 2003 a 2016, através de Mínimos Quadrados Ordinários e Mínimos Quadrados em Dois Estágios, alterando-se nas estimações, as proxies para disponibilidade de armas e eficiência policial. As variáveis proporção de suicídios com armas de fogo, apreensões de armas de fogo e prisões por porte ilegal são utilizadas como proxiespara disponibilidade de armas e independente da escolha da variável os resultados sugerem uma relação positiva entre a disponibilidade de armas de fogo e os homicídios, indicando que mais armas de fogo levariam a mais óbitos com este instrumento.
O objetivo do artigo é investigar empiricamente a possível relação entre a disponibilidade de armas de fogo e homicídios com este instrumento na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A análise é realizada com dados em painel para os 39 municípios da RMSP no período de 2003 a 2016, através de Mínimos Quadrados Ordinários e Mínimos Quadrados em Dois Estágios, alterando-se nas estimações, as proxies para disponibilidade de armas e eficiência policial. As variáveis proporção de suicídios com armas de fogo, apreensões de armas de fogo e prisões por porte ilegal são utilizadas como proxies para disponibilidade de armas e independente da escolha da variável os resultados sugerem uma relação positiva entre a disponibilidade de armas de fogo e os homicídios, indicando que mais armas de fogo levariam a mais óbitos com este instrumento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of papers published in the Revista de Economia Mackenzie belongs to the authors, who grant to the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization of the Editorial Committee, except when it is previously authorized.